Farmácia Natura inaugura novo museu

Por Divulgação 05-03-2009 | 00:00:00
Tags:

Na tarde de hoje (5), o prefeito Adolfo Antonio Fetter recebeu no gabinete a visita de Gilberto Moura, proprietário da Farmácia Natura, que entregou ao chefe do Executivo convite para a recepção oferecida no dia 23 de março, a partir das 19h, pela ocasião da inauguração do Museu Farmacêutico Moura. Para a solenidade de abertura foram convidados a diretoria do Conselho Federal de Farmácia, farmacêuticos e pessoas ligadas à Cultura de todo o Estado.

Em agosto de 2005, Moura abriu o Memorial da Farmácia Natura munido apenas com seu acervo pessoal de 25 anos como farmacêutico. “Com o tempo as pessoas ficaram sabendo do museu e passei a receber doações de colegas de profissão e de pessoas da comunidade”, conta. A coleção cresceu e hoje soma três mil peças, entre peças históricas, maquinários, vidrarias, medicamentos e propagandas antigas, além de extensa bibliografia. A peça mais antiga data de 1835.

O grande número de visitantes – sobretudo de estudantes, grupo da terceira idade e turistas - incentivou Moura a contratar duas museólogas para organizarem e cuidarem do espaço. Uma das novidades é a sessão “Remédios do Mundo”, inspirado no modelo de Ricardo Gurvitz, que há anos guarda amostras de medicamentos dos países que visita. “Tenho recebido de diversas partes, recentemente ganhei caixas de remédios do Camboja, do Vietnã e da Rússia”, conta Moura.

O museu da farmácia, que já integrava o Sistema Municipal de Museus, deve filiar-se, em breve à associação Nacional de Museus. O aumento significativo do acervo exigiu um espaço físico maior. Moura, então, alugou, e reformou o prédio contíguo à Farmácia, na 15 de Novembro, 612. Embora tenha comunicação interna, o Museu farmacêutico Moura terá entrada independente, pela calçada. Funcionará diariamente, das 9h às 18h, com entrada franca.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)