Fabrício representa Pelotas em Aracati/CE
O vice-prefeito de Pelotas Fabrício Tavares representa o Município na cerimônia oficial alusiva a comemoração dos 169 anos da cidade de Aracati/Ceará, cidade-irmã de Pelotas. O evento ocorre nesta terça-feira (25), às 17h, na avenida Coronel Pompeu. Na oportunidade, Fabrício aproveitará para convidar autoridades e comunidade local para se integrarem às comemorações dos 200 anos de Pelotas. Os dois municípios tornaram-se cidades-irmãs em 2006, quando foi firmado pacto de irmandade. A principal finalidade destes pactos consiste no fomento à cooperação entre populações e instituições das cidades irmãs, sobretudo em ações de cultura e economia. Além de Aracati/CE, Pelotas é cidade-irmã de outras três cidades. Confira abaixo a cidades-irmãs e laços culturais Pelotas/Aracati: Durante a 13ª Fenadoce, o Governo Municipal tornou Pelotas irmã da cidade cearense de Aracati, localizada a 150 quilômetros de Fortaleza. A ligação entre ambas justifica-se pela passagem do charqueador português, José Pinto Martins, nas terras de Aracati. Instalou-se no Município como pioneiro na cultura do produto, grande alavanca do desenvolvimento econômico local no século XIX. Até hoje, os legados histórico e cultural da atividade atraem turistas de vários estados brasileiros. Pelotas/Uruguai: Colonia del Sacramento tem as mesmas raízes colonizadoras de Pelotas. Também foi fundada e influenciada culturalmente por portugueses dos Açores, apresenta patrimônio arquitetônico reconhecido e tombado e desenvolve agropecuária. Pelotas/Aveiro: Com Aveiro, a Administração Municipal tem laços tão estreitos que chega a participar da difundida Feira de Março, evento comercial de vários setores. Pelotas/Japão: Pelotas foi a primeira cidade brasileira a possuir uma cidade irmã no Japão. A fraternidade com Suzu nasceu em 1963, por iniciativa do oficial de chancelaria aposentado do Itamaraty, Luiz Carlos Vinholes.