Evento promovido em parceria da Serh com o Prevpel ressalta a importância de cuidar da saúde mental
Café integrou servidores ativos, aposentados e pensionistas em evento na manhã desta quinta (22)
A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por café, palestras e atividades relativas ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional. O primeiro evento de 2026 foi uma parceria da Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (PrevPel), realizado no auditório do Pelotas Parque Tecnológico, e reafirmou o compromisso do Município com a saúde e qualidade de vida dos servidores e funcionários do Executivo. O momento foi de integração, mas também de conscientização sobre a importância de cuidar tanto da saúde mental tanto quanto da saúde física.
Além das atividades o evento teve a distribuição de material informativo. Fotos: Manuela Santos/Secom
A abertura do evento foi marcada pela contou com a presença de diversas autoridades responsáveis pelas Secretarias do Município, e a prefeita em exercício, Daniela Brizolara, que ressaltou a importância das ações voltadas aos cuidados com os servidores. "Vocês cuidam de todos nós, cuidam da nossa população. E é o momento também de demonstrarmos o nosso cuidado, o nosso comprometimento com cada um dos senhores e das senhoras. Somos uma máquina com várias engrenagens e precisamos estarmos ajustados para que tudo dê certo. É muito importante o cuidado e eu fico muito feliz que vocês estejam aqui na perspectiva de cada um de vocês serem multiplicadores desse momento, dessa importância do autocuidado e também do cuidado com os colegas.”
Os anfitriões do evento, a secretária Carla Cassais, responsável pela Serh, e o presidente do PrevPel, Renato Abreu, também estiveram presentes na abertura. Carla reforçou o compromisso da pasta com os servidores. “A gente precisa cuidar dos nossos servidores enquanto estão na ativa e depois que já cumpriram toda uma vida de dedicação ao serviço público, às pessoas, ao município de Pelotas. É importante que a gente tenha sempre esse olhar.” Já Abreu foi incisivo quando destacou a importância de não esquecer de cuidar da mente mesmo na correria da rotina.
Autoridades se fizeram presentes reforçando o compromisso com a saúde mental. Fotos: Manuela Santos/Secom
Abrindo o evento, o psicólogo Ricardo Valente, levou a palestra “Pare o mundo que eu quero descer – saúde mental na era da hiperconectividade e do cansaço”, e fez reflexões acerca do lema “Paz, Equilíbrio, Saúde”, temática nacional da campanha. O profissional levou aos ouvintes diversas ferramentas como músicas, dança, poesia e trechos de filmes, passando a ideia de que a arte presente no nosso dia a dia pode nos fazer refletir sobre as decisões que tomamos. “A gente pisa na bola, quando a gente não prioriza, quando a gente se maltrata e quando a gente não consegue escutar um pouco dos nossos desejos.” Reflete o psicólogo sobre o assunto.
Provando que as saúdes física e mental andam lado a lado o Vida Ativa, programa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), que tem como o objetivo integrar e manter a população em movimento, cuidando do corpo mas exercitando a mente, foi mais um dos parceiros na atividade. Os professores de educação física do projeto levaram aos participantes um momento descontraído e leve, com alguns exercícios fáceis de realizar, mas que já ajudam no bem-estar.
O professor e enfermeiro Carlos von Laer apresentou a palestra “Saúde Mental no Serviço Público: Do Trabalho à Aposentadoria: Um guia para a resiliência, transição e envelhecimento ativo”. Desmistificando os conceitos do que seria a saúde mental ideal, como lidar com os impactos do ambiente de trabalho no psicológico e em como o servidor pode se sentir perdido e sem um pedaço da própria personalidade após a aposentadoria. Em uma das suas reflexões o enfermeiro destacou “Para muitos, a aposentadoria não é apenas o fim do trabalho, é uma redefinição do 'Eu.”
O Janeiro Branco
Janeiro é simbolicamente marcado por novos ares, o primeiro mês do ano traz recomeços, reflexões e novos projetos. A campanha Janeiro Branco, incentiva as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental, a ação integra o calendário nacional do Ministério da Saúde, reforça a importância de cuidar da saúde mental, coloca o assunto no centro dos debates e propõe ações de estímulo e alerta para os cuidados com o psicológico da população. A ideia é promover a prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Busque ajuda
Pelotas possui uma a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), responsável por oito Centros de Atenção Psicossocial (Caps), disponíveis para prestar assistência psicológica gratuita para toda população. Os pacientes interessados podem ir até o Caps do seu bairro e solicitar atendimento. Os Caps funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não é preciso marcar consulta para o primeiro acolhimento. Cuide da sua saúde mental!