
Evento incentiva o protagonismo da juventude pelotense
Na tarde deste sábado (30), a Rua Doutor Cassiano, entre Álvaro Chaves e Bento Martins, foi ocupada por exposições e oficinas levando arte, cultura e esporte à comunidade. A 1° edição da Feira da Juventude reuniu diversas pessoas no entorno do Ginásio Municipal Karosso, todos em busca do protagonismo da juventude pelotense. O evento contou com uma feira de rua, com espaço para bancas destinadas à gastronomia, artesanato e apresentações artísticas, com trabalhos desenvolvidos por jovens.
Lucélia da Silva esteve presente com sua banca, Negraluart, com artesanato voltado para a cultura preta, com alusão a orixás e matriz afro, com a produção de brincos, mandalas e porta incensos, sendo feita a partir de materiais recicláveis, como MDF e CDs, assim como agendas encapadas com tecido africano e possuindo folhas de papel reciclado. “A feira é importante pelo fato de vermos cada vez mais a juventude sendo criativa, em busca de seus espaços, é um lugar em que podemos trazer nossos trabalhos”, afirma a artista.
Imagens - Andrine Teixeira Garcia/Secom
Ester Moraes é aluna do 8° semestre do curso de Artes Visuais e levou quadros, adesivos, ecobags e camisetas, todas feitas com produção autoral de gravura, desenhos, pintura e colagem. “A gente normalmente tem essa visibilidade só na faculdade, né? Esse espaço demonstra uma valorização do que a gente faz e do que a gente é como artista”, declara a estudante. Daniela Oliveira também é aluna de artes visuais e produz acessórios artesanais com miçangas e pingentes, feitos com materiais que são garimpados e mesclados para que seus artesanatos sejam exclusivos, e afirma compartilhar do sentimento de valorização do trabalho.
O prefeito Fernando Marroni, a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária de governo Miriam Marroni, e o de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel estiveram presentes prestigiando as atividades. Durante o cerimonial de abertura eles afirmaram a importância de eventos que promovem a integração entre a comunidade, apontando que o futuro de Pelotas é de uma juventude que anda lado a lado com o governo, de mãos dadas com as políticas públicas. “Contem sempre com a nossa Prefeitura, para que a gente promova cada vez mais políticas para a nossa juventude, para que a gente construa um futuro melhor para todos", afirmou o chefe do Executivo. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).
Imagens - Volmer Perez/Secom
Foram plantadas 20 mudas no entorno do ginásio, entre as espécies de cereja, pitanga e ingá, uma ação em conjunto com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). Além disso, a Secretaria de Assistência Social (SAS) esteve presente com informações acerca do CadÚnico, assim como a Secretaria de Saúde, em parceria da Escola de Educação Profissional Pelotas (SEG) disponibilizou vacinação contra HPV e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participou com a produção de carteirinhas estudantis.