ÚLTIMAS NOTÍCIAS > 210 anos de Pelotas

Evento Cidade da Gente movimenta o Centro Histórico

Comemoração dos 210 anos de Pelotas levou serviços públicos, feiras e apresentações culturais ao entorno da Praça Coronel Pedro Osório e Largo do Mercado Central, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas

Por Marina Amaral 03-07-2022 | 16:00:03

* Atualizado às 20h40min do dia 03/07/2022

Neste domingo (3), teve continuidade a comemoração dos 210 anos de Pelotas com o evento Cidade da Gente, que trouxe feiras, serviços públicos e de parceiros e muitas atividades à população no entorno da Praça Coronel Pedro Osório. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a ação, que teve início às 10h e se estende até o final da tarde, com encerramento marcado para às 19h30min, com o show nacional do cantor Toni Garrido, no Largo do Mercado Central, em uma parceria entre Prefeitura e Sesc.

“Temos uma linda história, com uma tradição gigantesca. Nossa cidade completa 210 anos como patrimônio cultural brasileiro com um longo percurso: conseguimos vencer dificuldades, por ser um povo resiliente, o qual conseguiu formar o caminho até aqui, e temos uma geração que está se formando e construindo o futuro que mescla essa tradição e a memória, com inovação e empreendedorismo, para construir juntos esse futuro comum que nos pertence. Neste dia podemos ver um pouco o que Pelotas tem, com nosso povo talentoso”, destacou Paula. 
Fotos: Gustavo Vara

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Saúde, Roberta Paganini, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, de Cultura, Paulo Pedrozo, de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, de Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, além da chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, do assessor de Comunicação, Gustavo Azevedo, da coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e dos vereadores Cristiano Silva (União Brasil) e Paulo Coitinho (Cidadania).

Serviços públicos e feiras para a população

Os estandes espalhados pelo Centro Histórico mostravam um pouco do que é feito na Prefeitura. Até o início da tarde, cerca de 480 pessoas receberam orientações, informações ou atendimento nos serviços. O Pacto Pelotas pela Paz e seus programas, como o Start, as Operações Integradas, o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) estiveram presentes, bem como iniciativas como o Vida Ativa, Busca Ativa Escolar e Construindo Saberes, da Secretaria de Educação e Desporto, que também levou brinquedos infláveis para os pequenos. 

Mudas de plantas foram distribuídas pela Secretaria de Qualidade Ambiental, e imagens dos cães e gatos do Canil e Gatil municipais foram expostos, a fim de incentivar a adoção. Ações de saúde bucal também foram realizadas, com o programa Sorrindo na Escola, e testes para sífilis, HIV e hepatites virais foram oferecidos a quem passava. O projeto Barraca da Saúde, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), levou estudantes ao evento, que contou também com a presença do Trailer da Vacina, do BikePel e da Escolinha de Trânsito.

A Secretaria de Assistência Social também levou serviços para a população, com a doação de roupas através do setor de Rouparia, a exposição de trabalhos feitos pelas crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social, e outros atendimentos. Em um espaço próximo, a equipe do Nota Legal Pelotense, da Secretaria da Fazenda, levou informações para quem visitou o estande do programa, assim como os servidores da pasta de Transporte e Trânsito emitiram credenciais para estacionamento à idosos e pessoas com deficiência, e prestaram esclarecimentos a quem passou pelo local.

O Desenvolvimento, Turismo e Inovação esteve presente com informações sobre a Sala do Empreendedor, o Atendimento ao Turista e detalhamentos do programa Bairro Empreendedor. Já o Sanep participou com a distribuição de água, além de sabão em barra e detergente, produzidos pelo projeto Óleo Sustentável. A equipe do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento da autarquia também participou com atividades, e foram oferecidas informações sobre os Ecopontos e a coleta seletiva, com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura.

Nas feiras, artesanato, plantas suculentas, brechós, livros, objetos de decoração, o Mercado das Pulgas e antiguidades atraíram as pessoas. As faculdades Senac e Anhanguera ofereceram aos cidadãos atividades com os cursos de Psicologia, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição, com escuta psicológica e testes de glicose e aferição de pressão, dentre outros. 

Fotos: Michel Corvello

Um dia de muita cultura

Durante a manhã, no Largo do Mercado Central, os pelotenses puderam aproveitar as apresentações culturais. A primeira foi a peça de teatro Manu e a Gatinha Lili, seguido pelo show da Orquestra Estudantil Municipal e as bandas da Apac e da Sociedade Musical União Democrata. Os artistas Vagnotetra e Amigos do Sereno se apresentam no final da tarde, antecedendo o cantor Toni Garrido, que encerra o evento.

Confira a programação completa

Tags

210 anos, aniversário, cidade da gente, festival da cidade

Carregando 0%
Carregando 0%