Está aberto o período de pedidos de isenção do IPTU para 2023
Está aberto até o dia 30 de setembro o período para novas solicitações ou renovação de reduções e isenções do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. Têm direito a redução do valor ou isenção total, imóveis de interesse público, como de entidades representativas, religiosas, em área de preservação e outros casos que podem ser conferidos na Lei nº 6178, de 2014, disponibilizada abaixo.
Para fazer a solicitação, é necessário acessar o site da Prefeitura, selecionar a aba no menu ‘Serviços de IPTU’, fazer o login e selecionar a opção ‘Isenção de IPTU’. No formulário haverá as opções para que o contribuinte marque opção adequada, e serão solicitados os documentos necessários. Essa informação também pode ser acessada na opção ‘Dúvidas Frequentes/IPTU/Documentos necessários para solicitação’.
Caso o contribuinte não possua login e senha, deve selecionar a opção ‘Faça seu Cadastro’. Quem não tiver acesso a equipamento ou internet para fazer a solicitação virtualmente, ou não souber utilizar os recursos, pode comparecer na Secretaria da Fazenda (SMF) – rua Santos Dumont, 149, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O diretor de Tributos da SMF, Fabio Silva, lembra que o ideal é fazer as solicitações o mais cedo possível, para evitar transtornos nos últimos dias, pois é necessário apresentar documentos e é possível que as pessoas precisem buscá-los, assim como é comum que os sistemas fiquem sobrecarregados no fim dos prazos.
Confira a Lei do IPTU e quem tem direito a isenção ou redução do imposto:
Notícias Relacionadas
Após quase uma década, Prefeitura volta a ficar em dia com fornecedores e prestadores de serviços
Prefeitura divulga premiados da 23ª edição do Nota Legal Pelotense
Prefeitura divulga premiados no sorteio municipal da Nota Fiscal Gaúcha
Prefeitura alerta para regularização de débitos de IPTU