Está aberta oficialmente a colheita de pêssego em Pelotas e região
Na tarde desta quarta-feira (19), foi reeditada uma das mais antigas tradições pelotenses em relação ao meio rural – a abertura oficial da colheita do pêssego, cuja safra, neste ano, deve superar a média histórica de 36 a 37 mil toneladas. O evento foi realizado na propriedade do produtor Adriano Fiss Bosenbecker, no 8º distrito, Rincão da Cruz. O prefeito Fernando Marroni, juntamente com autoridades representantes de órgãos e instituições vinculadas ao setor primário, fez a saudação ao anfitrião, extensiva aos produtores, destacando o potencial de Pelotas e região para a cultura da fruta.
“Estamos trabalhando e já mantivemos contato com o governo federal, para que o preço da venda da produção possa melhorar, garantindo mais condições e renda aos produtores que, por dois anos consecutivos, tiveram as safras frustradas pelas crises climáticas. Vamos unir esforços para não deixar escapar esse potencial. Nosso objetivo é que a alíquota de importação da fruta da Argentina deixe de ser livre e passe a ser controlada”, registrou Marroni.
Prefeito fala sobre a grande safra- Foto: Volmer Perez
O proprietário do pomar, Adriano Bosenbecker, também presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), após dar boas-vindas aos visitantes, evidenciou sua gratidão e felicidade de sediar a abertura oficial da colheita. “Pêssego é uma fruta que tanto representa Pelotas e região. Nós, produtores, estamos felizes com a safra que se projeta, com qualidade e sanidade. O momento é de satisfação, é a entrega do nosso trabalho. Além dos mais de 600 produtores, o pêssego emprega mais de 2.000 famílias.”
Marroni enfatizou que a produção do pêssego é fator cultural de Pelotas e, graças ao esforço coletivo de órgãos técnicos e produtores, com apoio do Município e de outros segmentos, tem sido possível avançar e vencer. “Estamos felizes com a grande safra e vamos ter a Feira Municipal, a partir desta sexta-feira, para levar parte da produção aos consumidores.”
O supervisor regional da Emater, Edgar Noremberg, representando o gerente regional Ronaldo Maciel, pontuou que Pelotas é conhecida como terra do doce e do pêssego. “A produção é importante para economia do município e da região e a Emater se envolve direta e diariamente com as atividades em torno dos pomares.”
O chefe geral da Embrapa, Leonardo Ferreira Dutra, lembrou que os pomares têm dinheiro público, por meio de cultivares desenvolvidas pela Empresa. “O Programa de Melhoramento Genético da Embrapa tem anos. Mais cultivares estão a caminho. É investimento na ciência, na pesquisa e na tecnologia.”
Ato simbólico
O laço de fita em meio ao pomar foi aberto pelo prefeito, pelo proprietário do local e pelas autoridades. Com a bênção do pároco da Colônia Maciel, padre Edson, rezando Pai Nosso, a colheita foi oficialmente aberta.
Colheita rendeu bons frutos - Fotos: Volmer Perez
O prefeito Fernando Marroni, acompanhado pela Corte do Pêssego – rainha Daniela Chagas Tessmer e princesa Fabiana Mariá Wrege – e pelos presentes no ato, iniciou a colheita de pêssegos. Resultado: uma caixa cheia, para todos experimentarem a fruta.
Participaram da abertura da colheita, além dos nomes já citados, o representante do Poder Legislativo e 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Paulo Coitinho, além do vereador Éder Blank. Também o chefe do Escritório Municipal da Emater, Rodrigo Prestes, os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, Antônio Leonel Rodrigues Soares e Rejane Jorge, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e titular do Comder, Celmar Rafi.
Quinzena, Feira e Festa
Pêssegos vão chegar ao consumidor - Foto: Volmer Perez
Sexta-feira (21), inicia-se a 12ª Quinzena do Pêssego e a Feira Municipal do Pêssego, cujas bancas serão as mesmas da Feira Municipal do Morango, em andamento desde o dia 3 de outubro.
No domingo (23), será a Festa Municipal do Pêssego, na Paróquia Santana, Colônia Maciel, 8º distrito, Rincão da Cruz, a partir das 10h30min, com extensa programação.