ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Equipe do Plano de Mobilidade avalia sistema cicloviário

Arquitetos da Prefeitura analisaram a pavimentação, sinalização, medidas e segurança das ciclovias e ciclofaixas do município

Por Luiza Meirelles 09-10-2018 | 12:14:38

      Os mais de 51 quilômetros do sistema cicloviário de Pelotas foram objeto de análise, na última semana, de arquitetos do Município. Na quarta (3) e sexta-feira (5), a equipe percorreu ruas e avenidas de todas as regiões da cidade, que contam com ciclovias e ciclofaixas. O objetivo foi analisar aspectos da pavimentação, segurança, sinalização e medidas, que mapeiem a realidade da área em Pelotas, a fim de incluir as informações na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município.

Fotos: Divulgação
“Também buscamos avaliar as conexões entre as ciclovias e ciclofaixas, já que uma das nossas intenções é qualificar este aspecto. Todos os dados levantados nesta análise ajudam para que tenhamos um panorama da situação atual e nos embasem para viabilizar melhorias”, explica a arquiteta da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Helena Guerra.  

      Entre os projetos para esta área em Pelotas, está a implantação de mais 11 quilômetros de ciclovias, que funcionarão como conexões entre as já existentes; novas pistas exclusivas para bicicletas também são planejadas em novos locais, como a rua Professor Mário Peiruque, no Areal.

      As ciclofaixas e ciclovias visitadas pela equipe foram as das avenidas Fernando Osório, Dom Joaquim, Duque de Caxias, Juscelino Kubitschek, Domingos de Almeida, Ferreira Viana, Adolfo Fetter, Arthur Augusto Assumpção, Zeferino Costa, Salgado Filho, Bento Gonçalves, Engenheiro Ildefonso Simões Lopes e República do Líbano, além das ruas Félix da Cunha, Andrade Neves, Professor Araújo, Gomes Carneiro, Loteamento Danúbio e Parque Una.

Plano de Mobilidade

      É um instrumento decisivo para o futuro do transporte e do trânsito de Pelotas, que estabelecerá metas para a cidade avançar e diretrizes relacionadas à organização da circulação urbana. O documento, em processo de construção desde abril, refletirá diretamente no deslocamento de motoristas, ciclistas e pedestres do município. Consultas à comunidade, seminários temáticos e pesquisas integram a proposta da equipe de trabalho do Plano para diagnosticar a estrutura atual da cidade.

Tags

plano de mobilidade, ciclovias, ciclofaixas

Carregando 0%