
Entenda como funciona o transporte intermunicipal de pacientes
Começou a funcionar nesta segunda-feira (25) o novo sistema de transporte de pacientes de Pelotas para consultas e exames em Porto Alegre. O contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Expresso Embaixador tem como enfoque principal o conforto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que dependem de atendimentos especializados na capital, além da economia de recursos públicos.
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O convênio foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas no dia 1º de março deste ano, após análise da proposta pela Secretaria de Saúde (SMS), que até então ficava à cargo do serviço. Confira a seguir como funciona o novo sistema.
Encaminhamento a Porto Alegre
Essa comodidade é oferecida a pacientes do SUS regulados pela SMS. Após consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, o usuário recebe a solicitação para o tratamento, que pode incluir exames e consultas.
Caso o município não disponha de atendimentos para a especialidade, uma vez que muitas são referenciadas a outras cidades pelo sistema de organização do SUS, é solicitado o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O setor atende os munícipes à rua Tiradentes, 3.320, de segunda a sexta, das 12h30min às 18h30min. Com o cadastro feito e a disponibilidade de vagas, o paciente é direcionado à capital.
O Departamento de Acolhimento ao Usuário (DAU) é responsável pelo transporte de pacientes intramunicipal e intermunicipal; este último é feito via Expresso Embaixador, quando já há o cadastro no TFD. As viagens são sempre agendadas com bastante antecedência e mediante documentação correta. O DAU atende desde a última semana na Praça Rio Branco, 5, prédio da antiga Estação Férrea, e o contato para dúvidas é o (53) 3222-5996.

Desde 22 de março o Departamento de Acolhimento ao Usuário atende na estação férrea - Foto: Gustavo Vara/Arquivo
Translado: ida e volta
Uma viagem exclusiva aos pacientes é disponibilizada de segunda a sexta-feira, às 3h, com saída do Terminal Rodoviário de Pelotas; esse horário não integra a tabela de atendimento da Expresso Embaixador, e o ônibus leva os passageiros diretamente aos serviços de saúde. Anteriormente, quando a SMS fazia o fretamento de veículos, pagamento de guias, diárias e passagens, a saída era da avenida Marcílio Dias.
A Embaixador faz o deslocamento das sedes dos principais serviços de saúde da capital até a rodoviária de Porto Alegres e vice-versa, com veículo próprio. Após o tratamento, o paciente pode embarcar no ônibus disponibilizado, que faz a rota pelos locais de consultas ou exames, a partir das 10h30min até as 19h. Ele passa de hora em hora e leva os usuários de volta ao terminal rodoviário porto-alegrense, sem custos.
Na rodoviária da capital gaúcha, o paciente só precisa trocar seu ticket nos guichês e pode retornar assim que finalizar seus compromissos, a qualquer hora. No modelo antigo, precisavam aguardar até as 19h20min para retornar a Pelotas, todos juntos.
Os usuários não pagam absolutamente nada pela viagem de ida e de volta, desde que apresentem no embarque os documentos e tickets, fornecidos pela Secretaria de Saúde no momento da marcação da consulta ou exame. Os setores de TFD e DAU repassam todas as informações e esclarecimentos necessários aos cidadãos, a fim de que não haja nenhum problema.
Economia aos cofres do Município
O investimento nas viagens é todo custeado pela Prefeitura. Por meio do contrato, o preço da tarifa pago pela Administração é de R$ 36,55 por paciente, metade da passagem mínima cobrada pela empresa no trecho Pelotas/Porto Alegre: R$ 72,30. O investimento anual do Município será de R$ 1.052.640,00, que corresponde ao atendimento de 28,8 mil pessoas.
Quando a SMS realizava os fretamentos de ônibus, o valor dispendido totalizava R$ 1.192.401,84 anualmente. Com o novo modelo, a Prefeitura vai conseguir economizar R$ 139.761,84 ao ano, transportando cerca de 2,4 mil pacientes por mês.
O convênio com a Expresso Embaixador tem validade de 12 meses, podendo ser estendido por mais 60.