Encontro do Reginp reúne instituições de tecnologia
A manhã fria desta segunda-feira (27) não afastou os interessados por tecnologia e inovação, que se reuniram no Pelotas Parque Tecnológico, durante a Reunião Estadual da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). O Parque e suas ações foram expostos pela diretora executiva da instituição, Rosâni Ribeiro, seguida pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, que abordou o projeto Pelotas Cidade Digital. O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, também participou da abertura do evento.
“Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento”, afirmou o secretário Estima na abertura do evento.
Fotos: Marcel Ávila
A criação do polo e as iniciativas promovidas para a construção de uma rede de colaboração foram apresentadas pela diretora Rosâni, que destacou a importância da atuação conjunta para a região, onde seis instituições de nível superior atuam de maneira integrada, por meio de mais de 60 cursos de tecnologia que atendem, pelo menos, 30 mil alunos.
“O processo está voltado à inovação e ao empreendedorismo, através de políticas públicas e privadas”, esclareceu a gestora do Parque.
Rosâni ainda abordou as propostas implementadas desde que as empresas passaram a se instalar no local, como a realização da Maratona de Inovação de Pelotas e a instalação da Reverso Comunicação Integrada – para prestar apoio as empresas residentes – e Coplace – primeiro espaço de coworking sediado em um parque tecnológico.
Case de Pelotas
O secretário Estima, além de defender o projeto Pelotas Cidade Digital, trouxe a colaboração do diretor do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Claudio Gastal, que falou aos presentes por meio do recurso da videoconferência. Gastal versou sobre o trabalho da MBC e o formato de governança que transforma cidades em pontos de interesse para grandes grupos empresariais, como Microsoft, Paypal, IBM, Amazon Web Services e outros.
Fotos: Marcel Ávila
O uso das tecnologias digitais para a desburocratização dos sistemas também pautou as discussões, através da apresentação do case da Prefeitura e projetos que buscam tornar os serviços públicos mais acessíveis e transparentes. Os sistemas do Pelotas Tem (aplicativo mobile com informações da cidade), Cittamob (plataforma com horários e itinerários do transporte coletivo) e Edificapel (canal para acompanhamento de processos da construção civil) foram alguns exemplos trazidos por Estima.
“Às vezes, temos processos que circulam durante um prazo extenso nas secretarias municipais, aguardando apenas uma assinatura. Com a assinatura digitalizada, como propomos, aprimoramos a celeridade”, comemorou o secretário.
Após as conversas, os participantes do encontro conheceram as instalações do Parque e visitaram algumas das empresas sediadas no local, entre elas a Cigam Gestor e a Melhor Envio. No final da tarde, membros da Reginp reuniram-se, ainda, para promover o alinhamento de ideias sobre os setores de tecnologia e inovação e pautar novos projetos.
Participaram da Reunião Estadual representantes dos polos universitários da Feevale, Fundação Liberato, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ulbra, além dos Centros de Incubação das universidade Católica (Ciemsul) e Federal (Conectar) de Pelotas. Também integraram o evento empresas sediadas, os parques tecnológicos da Tecnopuc, Tecnosinos, Tecnounisc, Oceantec/Furg, Incubadora Innovates e Senac/Fatec .
O evento também contou com a presença da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado, Embrapa e Marinha do Brasil.
Notícias Relacionadas

Pelotas apresenta plano de trabalho ao Programa RS Qualificação Recomeçar

XIV Jornada Jucisrs de Interiorização inicia na quarta (23), em Pelotas

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar

Jesue Fonseca assume a Secretaria de Desenvolvimento Empreendedorismo e Inovação