
Em um dia, Prefeitura recolhe 256 toneladas de lixo irregular no Areal
O mutirão de recolhimento de entulhos promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) na quarta-feira (22), retirou 256 toneladas, ou 384 metros cúbicos, de lixo descartado de forma irregular em três localidades do bairro Areal - Bom Jesus, Jardim Europa e Dunas.

Restos de entulhos vistos nas ruas do Jardim América durante mutirão de recolhimento coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e infraestrutura (Ssui), na quarta-feira (22) (Fotos: Divulgação/Ssui)
Resto de obras, podas (galharia), móveis e eletrodomésticos são alguns dos resíduos descartados que foram recolhidos pela frente de trabalho, que começou pela manhã na região e se estendeu até o fim da tarde. O titular da Ssui, Mateus Consen, alerta, no entanto, para o crescente descarte de lixo doméstico nos mutirões de recolhimento de entulho - com um detalhe: a região conta com serviço de coleta orgânica e seletiva realizada pelo Sanep. A equipe da autarquia passa três vezes por semana na Bom Jesus, Jardim Europa e Dunas. A coleta seletiva também contempla as três localidades, com recolhimento duas vezes por semana.
Quanto aos resíduos que não se enquadram no serviço de recolhimento de lixo doméstico, Consen lembra que a Prefeitura dispõe de cinco ecopontos que funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“Não há motivo para usar o espaço público como descarte de lixo, tanto o doméstico como os demais que encontramos nos mutirões como este que fizemos ontem [quarta-feira] na Bom Jesus, Jardim Europa e Dunas, o município oferece serviço de recolhimento de resíduos e conta com Ecopontos em várias regiões da cidade que funcionam de segunda a sábado em horários estendidos da manhã à tarde”, disse ele.
Neste mês, nos primeiros dois dias de vigência do novo contrato com a empresa vencedora da licitação para prestação de serviços de limpeza urbana, equipes coordenadas pela Ssui recolheram 672 toneladas de resíduos descartados irregularmente. Neste mesmo período, o Sanep, na coleta regular de lixo, recolheu 600 toneladas de lixo doméstico - realidade considerada “preocupante” pelo secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura.
Recolhimento de lixo doméstico
Dunas e Bom Jesus: segundas, quartas e sextas-feiras
Turnos: manhã e tarde
Bom Jesus e Jardim Europa: segundas, quartas e sextas-feiras
Turnos: noturno
Coleta seletiva
Bom Jesus e Dunas: terças e sábados
Turno: manhã
Jardim Europa: segundas e quintas-feiras
Turno: tarde
Ecopontos
- Ecoponto JK – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h - Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h - Ecoponto Balsa - rua Paulo Guilayn, 201
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h - Ecoponto Cerquinha - rua Engenheiro Hugo Veiga, 155
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h - Ecoponto Gotuzzo - rua Machado de Assis, ao lado do reservatório R7 Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O que pode ser descartado
- Resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais, isopor
- Eletroeletrônicos linha branca (TVs, monitores, computadores, impressoras e eletrodomésticos como fogão e geladeira)
- Construção civil (resíduos provenientes de construções, reparos, reformas e demolições, como tijolos, blocos cerâmicos, concretagem em geral, terra, madeiras e compensados, forros, argamassas e telhas)
- Mobiliário e afins (móveis, sofás, armários, roupeiros, mesas* e colchões)
- Vegetação (proveniente de podas e supressão)
- Pneus (máximo quatro)
- Óleo de cozinha saturado