Duplicação da Ferreira Viana 30 anos depois
Trinta anos de espera, mais de R$ 6 milhões de investimentos, quatro meses de trabalho, 3,2 quilômetros de uma área formada por banhados e terrenos alagadiços transformados em uma nova avenida, contemplando antiga reivindicação da comunidade pelotense. O resumo é do prefeito Adolfo Antonio Fetter, expressado hoje (10) pela manhã, ao reunir-se com secretários municipais para tratar da entrega da nova pista da avenida Ferreira Viana à população, marcada para este sábado (11), a partir das 9h30, com solenidade festiva a partir das 10h30, na própria avenida, próximo ao Foro. “Devemos deixar claro que amanhã (sábado) não é a inauguração da duplicação, mas sim a entrega antecipada – a conclusão da obra estava marcada para o dia 31 de dezembro - da nova pista para utilização, com 90% das obras concluídas. Os 10% restantes serão concluídos nos próximos dias, com a liberação amanhã do trânsito na pista nova, providência essencial para chegarmos aos 100% da obra”, esclareceu o prefeito. Faltam concluir as rótulas na pista antiga, aperfeiçoar a drenagem, concluir a iluminação, o paisagismo e outros detalhes que incluem a revitalização e sinalização da pista bairro-centro. “Essas obras dependiam, primeiro, da conclusão da pista nova, visto que era impossível trabalhar, por exemplo, na colocação de postes de iluminação em áreas de banhado, e segundo porque não era possível modificar o trânsito na pista bairro-centro para terminar as rótulas”, esclarece Fetter. Logo depois da celebração e avaliação da obra por parte do prefeito e da população, a nova pista será liberada para o trânsito. No início da próxima semana, o fluxo de veículos da pista bairro-centro será em uma mão próximo às obras, para que se possa concluir o fechamento do círculo das rótulas que compõem a duplicação da avenida. “Em vista desta necessidade, solicitamos a colaboração da população, no sentido de ter muita atenção e cuidado, a fim de evitarmos possíveis acidentes. Teremos algumas dificuldades momentâneas, necessárias ao término da obra, mas em poucos dias tudo estará concluído e normalizado”, alerta o prefeito. Durante a reunião da qual participaram os secretários Jacques Reydams, de Transporte e Trânsito, João Tavares, de Obras, Luiz Carlos Villar, dos Serviços Urbanos, o coordenador da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, e Raul Odone, engenheiro da UGP, Fetter avaliou item por item da obra, destacando o que já foi feito, que representa 90% da obra, e o que ainda será feito, representando 10%. RÓTULAS A conclusão das quatro rótulas, prevista para o fim da semana que vem, demandará a utilização da mão direita no sentido bairro-centro nesses locais. Segundo Reydams, a implantação de rótulas é a alternativa mais viável e segura, por também precaver o excesso de velocidade e evitar possíveis acidentes. “Descartamos sinaleiras ou lombadas, pois acreditamos que rótulas servem melhor às necessidades do trânsito naquela área, considerando que, quem circula pela Zona Leste e em direção ao Laranjal, já está acostumado com rótulas, considerando que na região já existem cinco ou seis, explicou”. Nas quatro rótulas, a SSU concluirá a colocação de postes com pétalas de iluminação, a fim de melhorar a visualização dos condutores. Villar antecipa que já foram concluídos 800 metros de iluminação e que os 2,4 km restantes serão iniciados em seguida, com recursos próprios da Prefeitura, pois dependiam da liberação da pista e de autorização da CEEE, recentemente aprovada. DRENAGEM A drenagem da nova pista, visando o escoamento de águas pluviais, conta com nove bocas de lobo e nove caixas d’água. “Verificamos alguns problemas de alagamentos pontuais ao longo da pista, e, por precaução, vamos construir mais dez bocas de lobo”, assegurou Seidel. A medida, acrescenta, é para evitar problemas de acúmulo de poças d’água, gerando segurança aos condutores e evitando prováveis acidentes. A UGP notificou o consórcio responsável pela obra, no sentido de que retire o material (terra e entulhos) denominado “bota-fora” das margens da nova pista, evitando que escorra para a via e, em caso de chuva, provoque lama e riscos aos motoristas. SINALIZAÇÃO A sinalização está sendo concluída na pista nova e, conforme o secretário de Trânsito, será feito o reforço da sinalização da pista bairro-centro. Segundo ele, com o intenso fluxo de veículos, a pintura vai esmaecendo e requer uma nova mão de tinta, providência que será tomada após o desvio do trânsito na pista antiga. Nessa fase de transição, salientou o prefeito, haverá uma força-tarefa constituída por agentes de trânsito e guardas municipais, sobretudo em trechos considerados áreas de conflito, visando esclarecer condutores e pedestres, informar, fiscalizar e impedir abusos e possíveis acidentes, até que a população se habitue com a nova sinalização. Afora as rótulas, não haverá nenhum outro ponto de retorno na nova pista, exceto em frente à subestação da CEEE, exclusivo aos veículos da empresa, geralmente de grande porte, já que não será permitida a utilização por outros condutores. PAISAGISMO A conclusão do paisagismo também ocorrerá após a entrega da nova pista e consiste basicamente na qualificação de canteiros, arborização, gramados e aterramento. Na pista antiga, os meios-fios serão recuperados. Nas áreas do canal, onde não é concretado, foi feito contenção com pedras para conter a erosão, cujo acabamento recebe aterramento e grama, com o objetivo de melhorar o visual. O Sanep já concluiu a limpeza prévia em toda a extensão do canal. FAIXA LATERAL Fetter explica que a nova pista, a exemplo da bairro-centro, tem nove metros de largura. Ele esclarece que a sensação, de quem olha de longe, é de que é menor, mas é apenas impressão, diz. Quanto à faixa lateral da pista nova, à direita, ele lembra que ela foi concebida, para, no futuro, ser área de estacionamento ou até mesmo uma ciclovia. Enquanto isso não acontece, o espaço será de uso compartilhado pela comunidade. No caso da ciclovia, a obra terá que ser feita com recursos próprios da Prefeitura, assim como a iluminação dos 3,2 km da nova pista, pois o financiamento do Banco Mundial é específico para a obra de pavimentação. Dos R$ 6 milhões investidos na duplicação, R$ 2 milhões são de recursos da municipalidade. No que se refere às calçadas, a legislação municipal estabelece que elas são de responsabilidade dos proprietários, que terão que providenciar as melhorias em frente aos seus imóveis, enfatiza o secretário de Serviços Urbanos.