Dia Nacional do Doador de Sangue vai ser marcado por ações no Hemopel
No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Sangue, a data busca, além de homenagear quem já é doador, incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, reforçando que uma única doação pode salvar até quatro vidas. O Hemocentro Regional de Pelotas, o Hemopel, vai celebrar a data com diversas atrações musicais e uma programação especial, o Senac estará contemplando os doadores com massagem relaxante e agentes de trânsito irão realizar a 3º Blitz Solidária, trabalhando a conscientização e importância da doação de sangue junto a população pelotense. O Hemopel está localizado na avenida Bento Gonçalves, número 4569 e fica aberto das 7h30 às 17h30 sem fechar ao meio dia.
Programação :
- Grupo de massagistas do Senac a disposição para os doadores, a partir das 10h;
- Participação da ONG Esquadrão da Alegria, a partir das 10h;
- 3ª Blitz da Solidariedade, organizada pelos agentes de trânsito na conscientização da importância da doação de sangue, em frente ao HemoPe, a partir das 14h.
Atrações musicais a partir das 14h:
- Henry Oppelt;
- Matheus Almeida;
- Tonny Ribeiro;
- Dani Otti;
- Leh Moraes;
- Eliezer Lemos;
- Amigos do Sereno;
- DJ Pirado;
- Mirian Lua.
Para Doar:
Para realizar a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, menores de 18 deverão estar acompanhados por um responsável, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento com foto, no momento da doação é importante estar bem alimentado, hidratado e evitar o consumo de álcool nas 12 horas anteriores. O procedimento leva cerca de 40 minutos. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.