ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Dia do Combate ao Trabalho Infantil é celebrado no Mercado Central

Vice-prefeito acompanhou programação, que contou ainda com distribuição de erva-mate e brinquedos infláveis para as crianças

Por Micael Carvalho 13-06-2022 | 13:55:38

Nesta segunda-feira (13), o vice-prefeito Idemar Barz participou das atividades em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado anualmente no dia 12 de junho. As ações realizadas pela Prefeitura em parceria com outras instituições do município ocorreram no Mercado Central, destacando a importância do assunto para preservação da educação de crianças e adolescentes.

Fotos: Rodrigo Chagas

“Esse é um grande trabalho de conscientização contra o trabalho infantil e a frase que mais denomina isso é ‘lugar de criança é na escola’. Sabemos que a educação é o caminho para o futuro, o que só é possível com nossas crianças inseridas em espaços educacionais, e não no mercado de trabalho”, afirmou o vice-prefeito.

O Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil é celebrado desde 2002, quando foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A data é uma oportunidade para debater, refletir e pensar formas de combater essa prática desempenhada por crianças e adolescentes, a qual resulta na violação dos seus direitos.

A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Rosieli Sedrês de Moraes, falou sobre a necessidade de ampliar esse debate. “Nós estamos aqui hoje conscientizando e orientando a população de que o trabalho infantil é crime, é uma violação de direitos e precisa ser erradicado. As consequências na infância podem ser gravíssimas para a saúde física, psicológica e emocional. Precisamos sensibilizar a população de que somente com denúncia vamos conseguir acabar com esse problema”, destacou.

A atividade, realizada no Largo do Mercado Central, contou com atividades culturais, distribuição de erva-mate e brinquedos infláveis para uso das crianças. A ação viabilizada pela Prefeitura foi desenvolvida pelo PETI através das secretarias de Assistência Social (SAS), de Educação e Desporto (Smed) e de Saúde (SMS), além de contar com o apoio do Conselho Tutelar e das ONG's Gesto e Vale a Vida.

Para denúncias relacionadas ao trabalho infantil, a população pode utilizar o telefone do Conselho Tutelar - (53) 3227-5613 - ou o Disque 100.

Prêmio MPT na Escola 2022

O evento também contou com o anúncio da participação de Pelotas no Prêmio MPT na Escola 2022, projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. A iniciativa consiste em promover um concurso em nível nacional, trabalhando a temática do trabalho infantil com alunos da rede pública de ensino. Na etapa municipal, Pelotas participará com dez escolas da de Ensino Fundamental, com alunos do 4º e 5º ano.

O prêmio avalia as produções dos alunos nas áreas literária, artística e cultural, as quais são subdivididas em quatro categorias: conto, poesia, desenho e música. Para inscrever os alunos, as escolas participantes devem entrar em contato com a Smed pelo telefone (53) 3284-2600 ou através do e-mail gabinete.smedpelotas@gmail.com.

Tags

vice-prefeito, combate ao trabalho infantil, peti, assistência social, smed

Carregando 0%
Carregando 0%