Cerca de quatro famílias da região do Cedrinho foram realocadas devido à alta do nível da Lagoa

Defesa Civil retira 16 pessoas de casa na Colônia Z3

Cerca de quatro famílias da região do Cedrinho foram realocadas devido à alta do nível da Lagoa
Por Secom 03-07-2024 | 16:40:32
Tags: Defesa Civil , Cedrinho , Colônia Z3 , Retirada , Realocação

A Defesa Civil do município realizou, na noite de terça-feira (2), a realocação de quatro famílias da região do Cedrinho, na Colônia de Pescadores Z3. Uma delas retornou ao abrigo da localidade, no Salão Paroquial João Paulo II, enquanto as demais foram para casas de outras famílias. Dezesseis pessoas tiveram de deixar suas casas. O abrigo, no momento, conta com 26 famílias, totalizando 64 pessoas alojadas.

Quatro famílias da região do Cedrinho foram realocadas devido à alta do nível da Lagoa. Fotos: Michel Corvello/Arquivo Ascom

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Eduardo Tejada, lembra que, apesar da queda do nível da Lagoa dos Patos, os moradores das áreas de risco na Z3 não devem retornar às suas residências. “Mesmo com a redução do nível da Lagoa, as áreas de risco continuam em risco e não temos previsão de retorno, enquanto o nível não reduzir até sua cota normal. As pessoas dessas áreas, no momento, não devem retornar às suas casas em hipótese alguma”, afirmou.

Até as 12h desta quarta-feira (3), o nível da Lagoa dos Patos marcava 1,63 metro. Conforme a engenheira hídrica da Universidade Federal de Pelotas, Tamara Beskow, o vento forte de direção sudoeste fez com que a água fosse afastada da margem da Z3. Após a intensidade diminuir, a água retornou com o nível levemente superior, registrando cerca de 20 centímetros a mais do que na sexta-feira (28). “Não tivemos eventos de chuva significativos para o aumento do nível da Lagoa. A dinâmica ocorreu por conta do vento”, disse a hidróloga.

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Defesa Civil entrega 500 cobertores para Pelotas

Defesa Civil entrega 500 cobertores para Pelotas

Sistema de drenagem mostra eficiência em semana chuvosa

Sistema de drenagem mostra eficiência em semana chuvosa