
Defesa Civil levará ação para a Fenadoce nesta quinta-feira (31)
Nesta quinta-feira (31), entre as 16h e 20h, a Secretaria de Defesa Civil estará na Feira Nacional do Doce (Fenadoce), no estande da Prefeitura, levando informações à comunidade acerca dos planos de contingência preparados, do comportamento das águas em relação às bacias hidrográficas da região, modelos de comportamento climático e ações preventivas. A atividade busca instruir e esclarecer dúvidas frequentes da população, e ocorre em parceria com o curso de engenharia hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que levará o professor Dr. Leonardo Contreira, da área de monitoramento ambiental hidrográfico/oceanográfico.
Haverá apresentação de dados referentes aos níveis de água das bacias hidrográficas da Lagoa Mirim e da Laguna dos Patos e suas implicações na nossa região, assim como as bacias internas Santa Bárbara e do Arroio Pelotas, bem como os impactos gerados pelas chuvas no sistema municipal de proteção contra cheias. Além disso, também serão trabalhados junto ao Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMET) modelos de comportamento climático, ferramenta na qual são estudados os efeitos de ventos, granizo, chuvas, bem como as possibilidades de previsão para o estabelecimento de planos de contingência, como o realizado na orla da Praia do Laranjal, devido as fortes chuvas recentes.
“Vamos nos apresentar para a cidade e deixar clara as nossas intenções. Iremos organizar ao longo do governo os núcleos comunitários acerca das zonas de risco, para que a população saiba o que fazer. É uma gama muito grande de ações, tanto preventivas como de resposta”, afirma o secretário da defesa civil, Milton Martins. Somando a programação, serão disponibilizados panfletos de informações e contatos da secretaria.