Defesa Civil emite alerta para passagem de ciclone extratropical
A Secretaria da Defesa Civil trabalha com a possibilidade de chuva forte e rajadas intensas de vento, além de temporais isolados com queda de granizo, nas próximas 48 horas. O tempo instável é reflexo da atuação de um ciclone extratropical, previsto pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cmdec) do Estado. Equipes da Prefeitura e do Sanep estão em alerta e mobilizadas para atender ocorrências ininterruptamente.
A chuva pode chegar a 120 milímetros nesta terça-feira (9), volume projetado para todo o mês de dezembro. À noite, são esperadas rajadas de vento com intensidade entre 80 e 100 quilômetros por hora. Já na quarta-feira (10), a previsão aponta para a possibilidade de 100 milímetros de precipitação e ventos ainda mais fortes, com chances de atingir de 90 a 110 quilômetros por hora.
Diante do volume expressivo de chuva previsto, equipes atuarão de forma ininterrupta no atendimento de ocorrências. Fotos: Volmer Perez/Secom
O secretário da Defesa Civil, Milton Martins, reforça o estado de atenção e monitoramento permanente dos órgãos integrantes do plano de contingência.
“Estaremos em constante atuação antes, durante e após o evento, com foco nas proximidades de pontos críticos mapeados”, explica.
Com a iminência de ventos intensos, Martins orienta a população a ter cuidado com as hipóteses de queda de árvores e problemas na rede elétrica. Os alertas serão emitidos a partir desta segunda-feira (8).
Por outro lado, os níveis baixos da Lagoa Mirim e dos Patos, além das bacias dos rios Piratini, Jaguarão e Camaquã, arroios Pelotas e Santa Bárbara e canal São Gonçalo afastam a possibilidade de enchentes. As potenciais consequências durante a passagem do ciclone extratropical por Pelotas são localizadas e incluem alagamentos pontuais e danos materiais causados pelas fortes chuvas e ventos intensos.
O Sanep assegura o funcionamento das sete casas de bombas, responsáveis pelo escoamento das águas: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra. Haverá equipes em plantão durante todo o evento climático para manter a operação a pleno.
Moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil a qualquer momento para comunicar ocorrências, pelo número (53) 99700.7575