
Copa Goalball será neste sábado
Neste sábado (11), a partir das 8h30, o Ginásio do Paulista Futebol Clube – na rua Pinto Martins, 846 – sediará a segunda edição da 2ª Copa Goalball – “Formando Campeões para Vida”. O evento é promovido pela Associação Escola Louis Braille, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte de Pelotas (ProEsporte), da Prefeitura, e se estenderá durante todo dia com entrada franca.

Foto: Divulgação
O evento contará com a presença do atleta Alex Celente, considerado um dos maiores atletas de Goalball do país e um dos pilares do esporte paralímpico no Estado. Ele tem, entre suas conquistas esportivas, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011; em Toronto em 2015; e campeão mundial na Finlândia em 2014.
Goalball
O Goalball foi criado em 1946, para ser desenvolvida exclusivamente com pessoas com deficiência visual, com o objetivo de reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão, estimulando as percepções tátil e auditiva.
É disputado em uma quadra igual a de vôlei, porém com goleiras. As partidas são divididas em dois tempos de doze minutos, cada equipe tem três jogadores em quadra. É utilizada uma bola de 76 cm com guizo em seu interior que emite sons, para que os jogadores saibam sua direção. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso da bola deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.
O esporte chegou ao Brasil em 1985, por meio do Clube de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi) e a Associação de Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar). O primeiro campeonato brasileiro de Goalball foi realizado em 1987. Após a inserção no Brasil, o esporte vem tendo um crescimento constante. Em 1995 a seleção brasileira masculina recebeu a medalha de prata no Parapan de Buenos Aires.
O evento contará com participação das seguintes equipes masculina e femininas:
Associação Louis Braille – Pelotas;
Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (Afadev) – Farroupilha;
Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) – Porto Alegre;
Escola para Deficientes Visuais José Álvares de Azevedo – Rio Grande;
Seleção Gaúcha Juvenil.