ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Confira o cronograma de vacinação desta semana

Programação para pessoas com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação se inicia nesta segunda (10) e segue até sexta-feira (14). Idosos com 70 anos ou mais também recebem a 2ª dose nas escolas

Por Ascom 10-05-2021 | 09:54:00

A Prefeitura segue durante a semana a imunização contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (10), completam a proteção os idosos com 70 anos ou mais, que recebem a 2ª dose da Coronavac nas escolas localizadas nos bairros da cidade. Também ocorre o drive-thru no Centro de Eventos, destinado às pessoas com comorbidades as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, entre 59 e 54 anos. Programação segue no restante dos dias da semana, com ações em drive e nas instituições de educação. Confira o cronograma:

Fotos: Michel Corvello e Rodrigo Chagas/Arquivo Ascom

Idosos

Escolas

*Segunda-feira (10/05) – aplicação das 2ª dose da vacina nos idosos com 70 anos ou mais – Local: sete escolas municipais dos bairros, das 10h às 15h. 

Pessoas com comorbidades

Drive-thru – das 9h às 17h, no Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado)

* Segunda-feira (10) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, com idades entre 59 e 54 anos.

* Terça-feira (11) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, e pessoas com deficiência permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre 53 e 40 anos.

* Quarta-feira (12) - gestantes e puérperas, com mais de 18 anos, com até 45 dias do parto, independente da condição prévia (com ou sem comorbidades).

Escolas – das 10h às 15h, nas sete escolas municipais dos bairros

* Terça-feira (11) - pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos; pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise; gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) a partir dos 18 anos; além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos.

* Quarta-feira (12) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 59 e 54 anos.

* Quinta-feira (13) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, e pessoas com deficiência permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 53 a 40 anos.

* Sexta-feira (14) - gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto), com mais de 18 anos, independente da condição prévia (com ou sem comorbidades).

Documentos que todos precisam apresentar

* Atestado padrão confeccionado pela Prefeitura, disponível no hotsite de notícias sobre o coronavírus. O laudo pode ser obtido nos serviços de saúde públicos e privados. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atestado é emitido no turno da tarde, das 13 às 17h.

* Documento de identidade com foto.

* Comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS, além dos documentos específicos de acordo com o grupo ao qual o paciente pertence, conforme o texto abaixo.

Deficiência Permanente com BPC

Os pacientes com Deficiência Permanente, cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado, apenas o comprovante do benefício, por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o comprovante no site do INSS. A SMS esclarece que pessoas com deficiência permanente que não recebem BPC não fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina neste momento.

Pacientes em hemodiálise

Pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

Gestantes

Além do documento de identidade com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência, as gestantes e puérperas, com mais de 18 anos, independente da condição preexistente (com ou sem comorbidades), devem apresentar:

- carteira de gestante do pré-natal ou atestado médico.

As mulheres que tiveram bebê, com até 45 dias (puérperas), também devem apresentar a Certidão de Nascimento do filho (a) ou a nota da alta hospitalar.

HIV e Aids

Pessoas com HIV e Aids, com idades entre 40 e 59 anos, que fazem tratamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à rua Almirante Guillobel, 221, poderão obter seus atestados e, ainda, ser imunizadas das 9 às 17h, no mesmo local. O calendário é o seguinte:

* Terça e quarta-feira (11 e 12/05) - pessoas de 59 a 54 anos; e,

* Segunda e terça-feira (17 e 18/05) - pessoas de 53 a 40 anos. 

A SMS esclarece que a vacinação desse grupo diretamente no Serviço, para aqueles que desejarem, tem o objetivo de preservar a privacidade dessas pessoas. Ainda assim, quem preferir se deslocar até os outros pontos de vacinação (drive-thru e escolas) poderá fazê-lo portando os documentos necessários para comprovar a comorbidade e o atestado fornecido pelo SAE.

Aqueles que possuírem nome social também terão seu direito garantido de uso, por meio da Portaria nº 1.820 de agosto de 2009 do Ministério da Saúde. O uso do nome social é garantido em todas as unidades de saúde.

Veja o endereço das escolas que são pontos de vacinação

EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes);

Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro);

EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas);

EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo);

EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal);

EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas);

EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Confira quais são as comorbidades previstas

Abaixo estão listadas as comorbidades incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação:

- Diabetes Mellitus (DM): Diagnóstico de Diabetes Mellitus 

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma) 

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de 3 ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de 4 classes de anti-hipertensivos 

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg 

- HAS com lesão em órgão alvo: HAS com lesão em órgão alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos) 

- HAS associada a comorbidade: HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

 - Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP): Diagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária 

- Doença Arterial Coronariana (DAC): Diagnóstico de DAC sem ou com complicações (Ex: IAM) 

- Valvulopatias cardíacas: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas 

- Prótese valvar: Portador de prótese valvar biológica ou mecânica 

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática 

- Doenças de Grandes vasos e fístulas arteriovenosas: Aneurismas, dissecções ou Hematomas de Aorta ou demais grandes vasos 

- Arritmias Cardíacas: Arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada a cardiopatia 

- Cardiopatia Congênita no adulto: Cardiopatia congênita associada a: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico 

- Doença Cerebrovascular: AVE ou AIT prévio, Demência vascular 

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m²) e/ou Sínd. Nefrótica 

- Imunossupressão: Transplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticóide ou ciclofosfamida 

- Câncer: Pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas 

- Hemoglobinopatias graves: Diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior 

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m²

- Cirrose Hepática: Diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio 

- Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21 

- Gestação ou Puerpério com comorbidades: Gestantes e mulheres em período de até 45 dias após o parto, portadoras das comorbidades listadas

Tags

coronavírus, vacina, covid-19, imunização, drive-thru, escolas, comorbidades, idosos, 70 anos

Carregando 0%
Carregando 0%