
Conferência de Assistência Social será realizada nesta semana
Pelotas realizará, nesta quarta (2) e quinta-feira (3), a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, preparatória às conferências estadual e nacional, que tem como foco a proteção social e a resistência. O evento é organizado por uma parceria do Conselho de Assistência Social (CMas) e Secretaria de Assistência Social (SAS), e será realizado no auditório externo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), à rua Gonçalves Chaves, 373, esquina Felix da Cunha.
O tema desta edição da Conferência, ano em que Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa 20 anos, é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Um diferencial desta edição é a exigência de cota de, no mínimo, 30% de delegados e delegadas em todas as etapas, como de pessoas negras, com deficiência, LGBTQIAPN+, idosas, adolescentes, jovens, migrantes, refugiadas, apátridas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, agricultores familiares, catadores de materiais recicláveis, comunidades de terreiro e pessoas em situação de rua.
A secretária de Assistência Social (SAS), Raquel Nebel, diz que há um esforço permanente para inserir todos os segmentos da população nas ações da Secretaria, recebendo quem quer contribuir e procurando as comunidades para qualificar a atuação do Município. Para Raquel, a Conferência será um momento especial para que Pelotas diga, de forma coletiva, o que quer e como quer, que avalie o trabalho que vem sendo feito, em um espaço que é de controle social e de construção coletiva.
Interessados em participar, podem se inscrever pelo formulário https://forms.gle/KnMdHmmsRFWNGGZU6.
Confira a programação:
QUARTA-FEIRA (2)
17h – Credenciamento;
18h – Leitura e aprovação do regimento interno;
19h – Mesa de abertura;
20h – Painel Temático "20 Anos do SUAS: construção, proteção social e resistência" Pereira; com Assistente Social Fernanda Fonseca;
21h – Apresentação Cultural da Associação Amar, e coffee break;
QUINTA-FEIRA (3)
8h30 – Abertura e apresentação dos Eixos;
10h15 – Trabalho em grupos temáticos;
12h30h – Intervalo para almoço;
13h30 – Apresentação das propostas e moções, aprovação e eleições dos delegados;
18h – Encerramento.