Professores, pais e estudantes encontraram a frente de uma das escolas municipais do bairro tomada por resíduos

Comunidade do Getúlio Vargas é surpreendida por depósito irregular de lixo

Professores, pais e estudantes encontraram a frente de uma das escolas municipais do bairro tomada por resíduos
Por Autor desconhecido 29-04-2019 | 16:33:37
Tags:

Nessa segunda-feira (29), a frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, localizada na rua Doze do loteamento, amanheceu cheia de lixo depositado durante o fim de semana no local. Segundo os professores do educandário, foi difícil inclusive chegar até a escola, tendo em vista a grande quantidade de entulhos

Local havia sido limpo há pouco tempo. Prefeitura deve fazer nova limpeza - Foto: Reprodução

Recentemente, uma ação da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), limpou o local. Ao chegar à escola, pais, alunos e funcionários encontraram restos de móveis, galhos de árvores e entulhos no terreno em frente ao espaço, o que dificultou o acesso. “Na sexta já tinha um pouco de lixo, mas hoje, quando chegamos, estava complicado até passar pela rua, de tanto que tinha”, conta um dos professores. 

Segundo ele, foi preciso descer do carro e remover um pouco dos resíduos para poder estacionar o veículo, enquanto os estudantes desviaram dos materiais para chegar à escola. Conforme o coordenador da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) Leste, Osvaldo Carvalho, uma equipe deve limpar novamente o local em breve. 

“Este é um problema recorrente. Precisamos que a população ajude e procure locais adequados para o descarte de lixo, do contrário vamos continuar vendo situações como esta”, afirma Osvaldo.  

Infração

Depositar lixo em local inadequado vai contra o artigo 37 do Código de Posturas do município. Quem for flagrado cometendo a infração poderá pagar multa de até R$ 335,13 ou 3 URM’s.

Descarte correto

Atualmente, Pelotas conta com três Ecopontos, número que deve crescer até o fim do ano. Só em março, 224 coletoras de materiais variados foram recolhidas pelos espaços, além de 10.420 quilos de lixo reciclado, encaminhado pelo Sanep às Cooperativas de Pelotas. Veja onde deixar entulhos, restos de poda e obras, pneus e móveis desmontados.

  • Ecoponto Centro – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Fragata – rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Notícias Relacionadas

Projeto Ame o Bairro incentiva descarte correto de lixo

Município orienta população sobre uso de lixeiras

Ecopontos registram mais de 5,2 mil entregas em três meses