ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Comitê das Crianças encerra atividades de 2023

As crianças tiveram reunião com a prefeita e apresentaram as suas reivindicações

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 16-12-2023 | 20:19:31

O último encontro dos integrantes do Comitê Municipal das Crianças, em 2023, foi realizado neste sábado (16), no Paço Municipal. Dezessete dos 24 integrantes participaram da reunião na qual foram apresentados à prefeita Paula Mascarenhas e diversos secretários, que receberam uma carta com as principais reivindicações do grupo (confira abaixo). 

Fotos: Rodrigo Chagas

As crianças, com idades entre seis e 12 anos, elencaram uma série de prioridades e o grupo votou nas mais importantes, as duas mais votadas foram o fim do racismo e uma cidade com mais árvores. Mas também teve muitas reivindicações individuais, por meio de cartas e desenhos, que foram da preservação do meio ambiente ao respeito à diversidade, passando até pela proteção aos pinguins, que não podem ficar no calor. Reclamações sobre bullying, lixo descartado em lugares errados, grama alta, buracos nas ruas, desperdício de água e falta de abrigo para quem espera o ônibus também não foram esquecidos, relacionando tudo isso a consequências como o aquecimento global. 

Fotos: Rodrigo Chagas

A prefeita concordou com as reclamações dos pequenos e falou sobre algumas providências que estão sendo tomadas para melhorar as condições da cidade, assim como explicou que nem tudo pode ser resolvido rapidamente porque exigem dinheiro. “A gente acredita que vocês sabem muito e podem contribuir muito com a cidade. As crianças têm muita sensibilidade queremos enxergar as coisas como vocês, para fazer de Pelotas uma cidade melhor. Gostei muito de ver que vocês querem uma cidade antirracista e com mais árvores, que tenha lugar para todos. Não tenho dúvida de que a gente fez a coisa certa criando esse Comitê”, avaliou.

Fotos: Rodrigo Chagas

A pequena Cecília Campelo Schneider, de seis anos emocionou os presentes ao apresentar seu desenho e falar dos seus desejos e percepções sobre o mundo: as pessoas não podem gastar a água do planeta, nem jogar lixo no chão, e tem gente que é careca, tem gente que é negra, tem gente que é cabeluda, tem gente que usa óculos, tem gente que tem bigode, tem gente que tem autismo, tem gente que é menor, gente que é maior, tem gente sem autismo, gente que tem nanismo, gente que tem síndrome de down, de tuuuudo... ao que a prefeita completou “e tem lugar pra todo mundo no mundo, né? Pra todas essas pessoas”, garantiu.

O que as mães percebem

Algumas mães acompanharam a última reunião, em 2023, das crianças. Elas dizem perceber o quanto os filhos gostam das atividades e que tiveram mudanças de comportamento desde que começaram a participar do Comitê.

Maria Fanke, mãe do Lucas, de dez anos, conta que o Comitê ajudou o filho a se “organizar mentalmente”, que antes ele só pensava em brincar, e que agora também pensa no futuro, em como ele quer que o mundo seja, e os principais desejos têm relação com a cor: ruas mais coloridas, pintura da escola e praças bem cuidadas.

Maria Silva, mãe da Shadê Silva, diz que a filha marcou no calendário os encontros e que fica contando os dias, porque adora os colegas, e ainda mais a equipe. Para abrir a reunião, ela tocou “Aleluia” na flauta doce. A menina faz parte da Orquestra Estudantil Municipal e aos nove anos toca, além da flauta doce, violino e teclado. Durante a leitura coletiva da carta entregue a prefeita, ela não se limitou a ler o trecho que foi destinado a ela, ela explicou o que cada item queria dizer.

O Comitê

Em agosto o grupo foi sorteado para participar do Comitê, entre 294 inscritos, com a garantia de diversidade de gênero – 12 meninos e 12 meninas – além de questões como etnia, deficiência e regiões do Município. Os encontros do Comitê serão mensais, aos sábados, e já realizou quatro encontros, dos quais foram tiradas as suas prioridades. As atividades serão retomadas em 2024.

Uma das coordenadoras do Comitê, Jaqueline Silveira, avalia que mostrar para as crianças como a cidade funciona, que políticas públicas não são política partidária, fará com que elas cresçam como cidadãos mais conscientes e mais atuantes, além de hoje contribuírem com o seu olhar descomplicado sobre a solução dos problemas.

Também participaram as secretárias da Educação e do desporto (Smed), Adriane Silveira; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Carmem Vera Roig; de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Lúcia Amaro; os secretários da Cultura (Secult), Paulo Pedrozo; da Segurança Pública (SSP), José Dourado; a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore; o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Rona; e o diretor da Qualidade Ambiental (SQA), Alcides Silveira.

Confira a carta entregue à prefeita

Pelotas, 16 de dezembro de 2023.

Querida Prefeita Paula,

Esta carta traduz as percepções sobre a cidade e os desejos das crianças que compõem o Comitê Municipal das Crianças- Gestão 2023-2044 durante os encontros do segundo semestre de 2023.

Foram realizados 04 encontros, com frequência mensal, onde, de forma lúdica e dinâmica, os participantes puderam expressar suas necessidades. No total 23 crianças participaram das atividades, representando todas as regiões administrativas do município. Escolhemos como mascote uma Capivara!

Seguem abaixo suas solicitações, sendo que as duas primeiras foram eleitas, por votação, como ações prioritárias:

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

1. AÇÃO PRIORITÁRIA - O fim do racismo. Queremos uma cidade onde todos se respeitem, onde exista mais amor e amizade.

QUALIDADE AMBIENTAL

2. AÇÃO PRIORITÁRIA - Plantio de mais árvores e mais flores, onde mais pássaros possam morar. Queremos uma cidade com mais árvores porque garante mais ar puro para nossa sobrevivência. Se não podemos sobreviver no planeta, as outras ações não poderão acontecer.

SEGURANÇA PÚBLICA

3. Queremos nos sentir seguros nas ruas e praças - entendemos que o aumento do número de policiais é muito importante;

INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO

4. Queremos a manutenção das praças onde existam brinquedos quebrados, limpeza da praia do Laranjal e iluminação boa nas ruas e praças. Queremos uma cidade limpa, sem lixo nas ruas e pichações;

HABITAÇÃO

5. Queremos que todas as pessoas tenham moradia, especialmente para as pessoas que estão morando na rua. É muito triste ver pessoas dormindo nas calçadas.

INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

6. Queremos a manutenção dos buracos nas ruas, na maioria das ruas onde moramos tem muitos buracos;

LAZER

7. Queremos mais festas para as crianças com sorvete liberado e uma piscina pública para diversão;

CULTURA

8. Queremos mais arte para crianças na cidade: muita música e shows de artistas famosos, peças de teatro, circos, apresentações de dança, mais bibliotecas e que os prédios antigos sejam cuidados para que não desmoronem na nossa frente;

EDUCAÇÃO

9. Queremos escolas bem cuidadas, onde não exista bullying e que os professores sejam legais;

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

10.Queremos uma cidade com muitas lojas, especialmente de brinquedos e roupas; e floriculturas 

Atenciosamente,

Assinam esta carta: Os membros do Comitê Municipal das Crianças- Gestão 2023-2024 e equipe de servidores

CRIANÇAS

Felipe Gonçalves Pereira, 9 anos

Luiza Lopes Beck, 11 anos

Estevan Lorenzo Moura Nunes Jesus,10 anos

Kayla Medeiros Barbosa Prestes, 8 anos 

Joanna Araujo Mattos, 10 anos

Shadê Silva, 9 anos

Marina Dias, 7 anos

Felipe Canielles Caprara, 9 anos

Enzo Gabriel da Cruz Almeida, 8 anos

Hellena Bast Motta, 11 anos

Mellanie Simon Soares, 11 anos

Andrei Ramos da Silveira, 10 anos.

Lucas Fanke da Silva, 10 anos

Raul Marsilli Duarte, 8 anos

Livia Campos Cunha, 6 anos

Pedro Samuel Lemos Pereira, 11 anos

Bernardo Latorres Rosa, 10 anos

Helena Mesenburg Perez, 8 anos

Cecilia Campelo Soares, 6 anos

Lorenzo Vieira Gonçalves, 8 anos

Sophia Luar Dutra Vergara, 8 anos

Davi Furtado Viana, 8 anos

Alina Esther, 7 anos

EQUIPE

Taiana Fernandes Marreiro- Coordenação Geral; 

Aline Crochemore Hillal de Maicá;

Jaqueline Silveira; 

Josana Inês Pires; 

Esmeralda Faria; 

Pâmela Araújo

Tags

comitê das crianças, pacto

Carregando 0%
Carregando 0%