Comissão finaliza estatuto para fundar Parque Tecnológico

Por Divulgação 29-04-2010 | 00:00:00
Tags:

       A segunda reunião de trabalho da comissão de instituição do Parque Tecnológico de Pelotas acontece nesta sexta-feira (30), às 16h, na Faculdade de Tecnologia Senac. Coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Mário Santos, o encontro tem como pauta a apresentação da análise e dos pareceres jurídicos de cada entidade e instituição que compõe o grupo.
       Participam da elaboração do estatuto e da composição da ata de fundação do novo polo, além da Prefeitura, a UCPel, a UFPel, o IF-Sul, a Fatec Senac, a Embrapa, o Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) e o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs). A associação civil deverá ser constituída até dia 15 de maio, conforme projeções do titular da SDE.
       Também serão debatidas a composição dos órgãos, como os conselhos e o comitê gestor, a aplicação dos recursos e a missão da Prefeitura de assumir os encargos de sustentabilidade financeira no período de cinco anos. Segundo Santos, o Executivo municipal tem o papel de viabilizar o negócio e atribuir autonomia às empresas e instituições incubadas com o foco na inovação tecnológica, independentemente do subsegmento de atuação.
       O Parque Tecnológico de Pelotas é uma iniciativa do governo do prefeito Adolfo Antonio Fetter integrante da meta de geração de trabalho e renda do planejamento estratégico de ambas as gestões. O novo polo foi concebido nos moldes de associação civil, sem fins lucrativos, e terá como principal finalidade o incentivo ao desenvolvimento e à pesquisa de projetos nas searas de Tecnologia da Informação (TI), telemedicina, biotecnologia, saúde, indústria naval e design.


MEMBROS DA COMISSÃO DE FUNDAÇÃO DO PARQUE TECNÓLOGICO
• Prefeitura: secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Mário Santos, e secretário da Unidade de Articulação (UAP) do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), Gilberto Treptow.
• UCPel: Coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática, Luiz Palazzo, e o procurador jurídico da UCPel, Joaquim de Freitas.
• UFPel: Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Manoel de Souza Maia, professor do Centro de Biotecnologia, Odis Dellagostin, e o diretor da Agência de Gestão Tecnológica (AGT), Anderson Orestes Cavalcante Lobato.
• IF-Sul: pró-reitor Renato Louzada Meireles.
• Fatec Senac: coordenadora da Pós-gradução, Ana Paula Vinhas.
• Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) e do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região (Sinduscon): Luiz Renato Bender.
• Embrapa Clima Temperado: Daniel Aquini.
• Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs): diretor da regional Sul, Sérgio Medeiros Santi.

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada disponível.