ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Começa a testagem para Covid-19 no posto da Associação Rural

Ponto disponibilizado pelo Município na antiga Estação Férrea atende apenas grupos prioritários

01-02-2022 | 16:41:31

Desde segunda-feira (31), a população pelotense já procura o novo local de testagem gratuita para a Covid-19, localizado na Associação Rural de Pelotas. Os testes estão sendo realizados no pavilhão Jorge Gertum, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho. No primeiro dia de operação, 696 testes foram aplicados no posto, para identificar ou não a infecção pelo coronavírus.

Outra mudança é em relação ao posto de testagem localizado na antiga Estação Férrea, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A partir de agora, o local é exclusivo para grupos prioritários, atendendo apenas idosos com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com deficiência, e outros que se enquadrem nos critérios. 

Por determinação da Secretaria Estadual da Saúde, os pontos fixos disponibilizados pelo Município, através do programa Testar RS, aplicarão os testes apenas em assintomáticos. A orientação é que pessoas com sintomas devem realizar o exame, para detectar ou não a presença do coronavírus no organismo, nos serviços de saúde específicos para esse caso, que são as Unidades Sentinela (UBSs Salgado Filho, Leocádia, PAM Fragata e CSU Cruzeiro). Para casos mais graves, o público deve se dirigir ao Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), para testagem.

Conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente na última semana, o Município aplicou mais de 12 mil testes para detecção do coronavírus, nos postos fixos, sendo que 2.295 exames apresentaram resultado positivo para o vírus.

Para realizar o exame é preciso portar um documento de identidade com foto. Em todos os pontos são realizados testes rápidos de Antígeno TR-Ag e o resultado fica pronto em menos de 30 minutos.

Confira a logística e os locais

Pessoas sem sintomas gripais

De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h

- Associação Rural de Pelotas (avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas, no pavilhão Jorge Gertum, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho)

- Cerest (Praça Rio Branco, 5, no prédio da antiga Estação Férrea - Centro). * Exclusivo para pessoas dos grupos prioritários

- Rua Marcílio Dias, 357 - esquina com a rua General Telles – Centro

Sábados e domingos

Das 9 às 17h

- UBS Laranjal (rua São Borja, 683 – Laranjal)

Pessoas com sintomas gripais

De segunda a sexta-feira

Unidades Sentinelas, das 8 às 16h

* UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912 - Três Vendas

* UBS PAM Fragata - avenida Pinheiro Machado, 168 - Fragata

* UBS CSU Cruzeiro - rua Barão de Itamaracá, 690 - Areal

* UBS Leocádia - rua David Canabarro, 890 - Areal

24 horas

- Centro Covid (avenida Bento Gonçalves, 4.590 – Centro)

Tags

testagem, Covid-19, Associação Rural

Carregando 0%
Carregando 0%