
Começa a construção das fases 2 e 3 do Parque Urbano
Nessa quarta-feira (19), teve início a construção das fases 2 e 3 do Parque Urbano de Pelotas. O espaço público, localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, será qualificado para criar um lugar de convivência integrado à área arborizada existente. A obra é executada pela empresa Porto 5, por meio de medidas mitigatórias estabelecidas pelo Município.
Situado entre as ruas Doutor Cassiano e General Argolo, o atual terreno, com o projeto, será transformado a fim de disponibilizar à comunidade espaços de lazer para caminhadas, recreação, estar e contemplação, integrando-se ao contexto urbano de futuros empreendimentos e constituindo uma espécie de parque linear.

O projeto, de responsabilidade do escritório Inflorescência Paisagismo, com as suas quatro fases - Imagem: divulgação
A área conta com corticeiras que cumprirão o papel de jardim de chuva, que irá maximizar os benefícios ambientais do lugar e também funcionará como um amortecimento para as águas pluviais da região com contenção permeável com o uso de gabiões nas laterais, conforme explicou a titular da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Carmem Roig. A SGCMU e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) realizam o acompanhamento técnico do projeto.
“A ideia é preservar o fragmento de mata úmida, no centro da cidade, com acréscimo de platô inclinado, com gramado, onde as pessoas poderão relaxar, apreciar a paisagem e aprender sobre sua importância”, detalhou a secretária.
Indo ao encontro do programa municipal de execução de políticas públicas voltadas à primeira infância, o Parque Urbano vai também proporcionar um ambiente estimulante para que as crianças possam crescer e se desenvolver, tanto física quanto mentalmente, o que irá contribuir para uma infância mais ativa e conectada com a natureza. O local contará com pracinha com brinquedos.
Também haverá oito bicicletários metálicos, sete lixeiras, 13 bancos de um modelo, quatro bancos de dois modelos, 18 balizadores, 23 canteiros para vegetação ornamental e 36 postes para luminárias. O piso será diferenciado por espaços – cimentício e revestido em borracha, além de blocos intertravados de concreto.
Ao longo dessa quarta-feira, ocorreu a supressão e transplante de algumas espécies arbóreas da área. A fase 1 do projeto já está implantada e fica em frente a um empreendimento da Porto 5, empresa responsável por toda execução.
A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,09 milhão e será executada em 11 meses, com finalização prevista para maio de 2024.