Companhia de Informática de Pelotas busca reposicionamento frente ao mercado de TI

COINPEL lança nova marca

Companhia de Informática de Pelotas busca reposicionamento frente ao mercado de TI
Por Roberto Ribeiro 22-07-2025 | 08:57:24
Tags:

A Companhia de Informática de Pelotas (COINPEL) lança nesta semana sua nova marca, desenvolvida em conjunto com a equipe de design da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura. A marca reforça o novo posicionamento da empresa pública municipal no mercado de soluções tecnológicas, com objetivo final de colocar produtos à venda, por meio da própria COINPEL, em parceria com instituições públicas e privadas.

Até hoje a COINPEL atuou como departamento, oferecendo serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas, além de suporte em equipamentos de TI, para a Prefeitura de Pelotas. A ideia da nova marca partiu da necessidade de reposicionar a COINPEL para atuar como empresa - uma GovTech, disputando o mercado de Tecnologia de Informação (TI), explica a diretora-presidente da empresa, Marlise Sinigaglia. 

Com o desenvolvimento de produtos internos, a COINPEL estuda a viabilidade de emplacá-los no mercado. A ideia é desenvolvê-los, implementá-los e testá-los no local. Há na COINPEL a compreensão mercadológica de que, ao atender as demandas do setor no município, há chance também de o feito se repetir em cidades menores e até do mesmo porte de Pelotas. Para Marlise, se bem-sucedidos, os novos planos de gestão para a empresa podem futuramente representar alívio financeiro à Prefeitura, gerando outra fonte de receita para a COINPEL - hoje ainda bastante dependente do município. 

INOVALAB

Na esteira da nova marca, a COINPEL e SEPLAG realizam, de 28 de julho a 1º de agosto, em formato online, o INOVALAB. O evento vai apresentar a todas as secretarias e empresas municipais uma série de soluções tecnológicas mapeadas no mercado de Tecnologia de Informação (TI) a fim de colocá-las à disposição da gestão. De acordo com Marlise, é uma compilação de projetos que envolvem novas tecnologias, inteligência artificial e automatização de processos que podem representar uma maior otimização dos recursos financeiros e humanos. 

“É para o município como um todo”, resume a diretora-presidente da COINPEL. Ato contínuo, assim que secretarias e empresas municipais demonstrarem interesse em soluções e produtos tecnológicos apresentados no INOVALAB, a COINPEL e a SEPLAG irão ao mercado buscar potenciais parceiros para desenvolver as ferramentas em sistema de coparticipação.

Notícias Relacionadas

Coinpel estuda plataforma para digitalizar almoxarifados da Prefeitura

Coinpel estuda plataforma para digitalizar almoxarifados da Prefeitura

Prefeita anuncia novos sistemas de acesso aos serviços da Prefeitura

Prefeita anuncia novos sistemas de acesso aos serviços da Prefeitura

Prefeitura implementa telefonia digital nas UBSs

Prefeitura implementa telefonia digital nas UBSs