
COINPEL lança nova marca
A Companhia de Informática de Pelotas (COINPEL) lança nesta semana sua nova marca, desenvolvida em conjunto com a equipe de design da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura. A marca reforça o novo posicionamento da empresa pública municipal no mercado de soluções tecnológicas, com objetivo final de colocar produtos à venda, por meio da própria COINPEL, em parceria com instituições públicas e privadas.
Até hoje a COINPEL atuou como departamento, oferecendo serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas, além de suporte em equipamentos de TI, para a Prefeitura de Pelotas. A ideia da nova marca partiu da necessidade de reposicionar a COINPEL para atuar como empresa - uma GovTech, disputando o mercado de Tecnologia de Informação (TI), explica a diretora-presidente da empresa, Marlise Sinigaglia.
Com o desenvolvimento de produtos internos, a COINPEL estuda a viabilidade de emplacá-los no mercado. A ideia é desenvolvê-los, implementá-los e testá-los no local. Há na COINPEL a compreensão mercadológica de que, ao atender as demandas do setor no município, há chance também de o feito se repetir em cidades menores e até do mesmo porte de Pelotas. Para Marlise, se bem-sucedidos, os novos planos de gestão para a empresa podem futuramente representar alívio financeiro à Prefeitura, gerando outra fonte de receita para a COINPEL - hoje ainda bastante dependente do município.
INOVALAB
Na esteira da nova marca, a COINPEL e SEPLAG realizam, de 28 de julho a 1º de agosto, em formato online, o INOVALAB. O evento vai apresentar a todas as secretarias e empresas municipais uma série de soluções tecnológicas mapeadas no mercado de Tecnologia de Informação (TI) a fim de colocá-las à disposição da gestão. De acordo com Marlise, é uma compilação de projetos que envolvem novas tecnologias, inteligência artificial e automatização de processos que podem representar uma maior otimização dos recursos financeiros e humanos.
“É para o município como um todo”, resume a diretora-presidente da COINPEL. Ato contínuo, assim que secretarias e empresas municipais demonstrarem interesse em soluções e produtos tecnológicos apresentados no INOVALAB, a COINPEL e a SEPLAG irão ao mercado buscar potenciais parceiros para desenvolver as ferramentas em sistema de coparticipação.