
Coco de Zambê abre Virada Cultural no Mercado Central
A chuva torrencial modificou os planos da Virada Cultural 2018, que teve sua abertura realizada no Pátio 4 do Mercado Central, com apresentação do grupo Coco de Zambê, inspirado no nome do principal instrumento utilizado: O tambor de Zambê, feito de tronco de timbaúba e couro. A Prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, estiveram presentes durante a apresentação.
Foto: Gustavo Vara
O grupo, de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, veio a Pelotas por meio de parceria com o projeto Sonora Brasil, do SESC. O grupo é formado por 8 integrantes, três tocam os tambores e cantam e cinco dançam e convidam o público para entrar na roda. Coco de Zambê é um grupo de tradição, em que a cultura da música é passada de pai para filho há muitas gerações.
"Foi uma ótima experiência vir aqui para mostrar o nosso trabalho, espalhar nossa cultura pelo Brasil", contou Josenildo de Barros, 43, um dos integrantes da Coco de Zambê.
A Virada Cultural deste ano tem o objetivo de valorizar a cultura dos tambores, principalmente o sopapo, que é pelotense.
Confira todas as fotos do show de abertura da Virada Cultura 2018.