
Ciclo de Cinema Latino-americano vai começar dia 16
A Secretaria de Cultura (Secult) informa que o Ciclo de Cinema Latino-americano, inicialmente previsto para começar nesta sexta-feira (9), será adiado por uma semana devido à problema técnico no projetor da sala do Cine UFPel, constatado na manhã desta quarta-feira (7). Assim, a primeira exibição acontecerá no dia 16 de maio, às 19h, com o filme uruguaio “El Baño del Papa”, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández, e na sequência haverá um debate.
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secult, é parceira do Ciclo de Cinema Latino-americano e do Ciclo de Cinema Espanhol, junto à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ao Centro de Estudios em Lengua Española. Cada sexta-feira, até o início de novembro, haverá a exibição de um longa-metragem uruguaio, argentino, chileno, mexicano e também espanhol, na sala universitária de cinema localizada na rua Lobo da Costa, 447 (Centro) – no prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim. As exibições gratuitas serão seguidas de um debate, com convidados.
Sobre o filme
"El Baño del Papa" (ou "O Banheiro do Papa") é uma produção franco-uruguaia-brasileira de 2007, de 97 minutos de duração. A trama se passa em uma pequena cidade uruguaia, onde a expectativa pela visita do Papa João Paulo II em 1988 leva um homem chamado Beto a ver uma oportunidade de negócio ao construir um banheiro para os peregrinos que visitam a cidade. O filme mistura elementos de ficção com eventos reais, explorando os efeitos da visita papal na vida das pessoas humildes da região.
Premiações
O filme foi vencedor, no Festival de Gramado, nas categorias: Melhor Filme - júri popular e Prêmio da Crítica; Melhor ator - César Troncoso; Melhor atriz - Virginia Méndez; Melhor roteiro. Também recebeu prêmio de Melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e de Melhor roteiro no Festival de Cinema Latino-americano de Huleva.
Notícias Relacionadas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28

Oficina de Redeiras integra programação da exposição Z3: Entre Redes e Memórias

Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta