
Ciclo de Cinema Latino-americano apresenta o premiado “Whisky”
Nesta sexta-feira (23) acontece a segunda exibição do Ciclo de Cinema Latino-americano, em uma parceria da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secult, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Centro de Estudios em Lengua Española. Dirigido por Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella, o longa-metragem “Whisky”, de 2004, é considerado um dos filmes mais premiados da história cinematográfica do Uruguai. A exibição começa às 19h, na sala do Cine UFPel (à rua Lobo da Costa, 447, Centro – no prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim) e depois haverá um debate com o realizador audiovisual de Pelotas, Chico Massimilla.
Até o início de novembro, toda sexta-feira haverá a exibição de um longa-metragem do Uruguai, Argentina, Chile, México e também da Espanha (Ciclo de Cinema Espanhol). As exibições gratuitas sempre serão seguidas de um debate, com convidados.
Debatedor convidado
Chico Maximila é natural de Santa Vitória do Palmar. Artista visual, diretor e produtor cinematográfico, integrou a Moviola Filmes e dirigiu obras como "O Ilusionista Sonoro" e "Milonga Lejana" (premiadas). Também dirigiu o curta “O Jogo com Alexandre Mattos. Idealizou mostras como Barra Cine, Cine Bairros. É produtor executivo do Ecossistema ARS e diretor artístico do Festival de Cinema de Jaguarão.
Sobre o filme
Protagonizado por undefined e undefined, e música da banda argentina undefined, “Whisky” é uma comédia dramática de 90 min de duração que explora as complexas relações familiares e os sentimentos de solidão e rivalidade entre irmãos. "Whisky" é a palavra que um dos personagens do filme, um fotógrafo, pede para as pessoas dizerem, para que se apresentem sorrindo nas fotos.
Premiações
O filme venceu a categoria "melhor filme estrangeiro em língua castelhana" do undefined, foi homenageado pelo undefined e foi consagrado pelo undefined no ano de lançamento (2004). Aclamado pela crítica, “Whisky” é considerado um clássico do cinema uruguaio.
Notícias Relacionadas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28

Oficina de Redeiras integra programação da exposição Z3: Entre Redes e Memórias

Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta