Município prepara o setor com certificações e protocolos específicos para cada atividade

Certificação busca retomada responsável do turismo local

Município prepara o setor com certificações e protocolos específicos para cada atividade
Por Tatiana de la Torre 14-06-2021 | 15:26:20
Tags: selo , turismo responsável , selo costa doce , protocolos de segurança , restaurantes , eventos , empresas de turismo , ministério do turismo

Pelotas conta com 53 empreendimentos chancelados pelo Selo Nacional de Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Criado para que as pessoas tenham segurança nas atividades de lazer durante a pandemia, a certificação identifica locais que cumprem os protocolos específicos para Covid-19. Prefeitura está orientando empresários na adequação de protocolos para a conquista da certificação.

Sete hotéis e sete restaurantes do município já atuam com o Selo, além de 35 empresas de turismo e quatro de eventos. Para receber a certificação criada pelo Ministério do Turismo (MTur), estabelecimentos e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e comprovar o cumprimento de protocolos de higiene e segurança, que são específicos para cada tipo de atividade.  

O Rio Grande do Sul ocupa a quarta posição entre os Estados brasileiros em número de estabelecimentos cadastrados. É possível verificar os empreendimentos certificados com o Selo do Mtur pelo site do Ministério

Selo Costa Doce

Uma iniciativa regional para elevar a segurança nas atividades turísticas é o Selo Costa Doce, elaborado pelos municípios da região em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cerca de 50 selos já foram emitidos nos 20 municípios integrantes. 

Os protocolos exigidos distinguem-se de acordo com as áreas: turismo rural; lazer e entretenimento, alimentos e bebidas; hospedagem. 

O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que atualmente é o coordenador geral da Região Turística da Costa Doce Gaúcha, explicou que para obter o Selo Costa Doce, além de o empreendimento ter que cumprir os critérios estabelecidos na área de atuação, é necessário que os responsáveis participem de uma capacitação que aborda boas práticas para proporcionar, ao mesmo tempo, uma experiência agradável e segura ao visitante. 

Após a emissão do Selo Costa Doce, o empreendimento passa por vistorias periódicas de normatização dos protocolos de biossegurança, que irão garantir ou não a permanência do certificado. “É importante que o próprio público consumidor também fiscalize o cumprimento dos protocolos de segurança nos estabelecimentos que visitam”, destaca Bazanella.

Capacitação virtual

Para realizar a capacitação on-line, é necessário acessar o link, responder o questionário e aguardar o contato da comissão organizadora. Mais informações sobre o Selo Costa Doce podem ser obtidas na Secretaria pelo telefone (53) 3225.7755 ou pelo endereço de e-mail: selocostadoce@gmail.com.

Notícias Relacionadas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal