
Cerrito Alegre sedia Concurso Regional de Qualidade do Mel
Nesta quarta-feira (22), a partir das 9h30min, Pelotas sedia, pela primeira vez, o IV Concurso Regional de Qualidade do Mel, no Centro de Eventos do 3º distrito, Cerrito Alegre. A programação está confirmada, mesmo em caso de chuva, e é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater Municipal e Regional, e Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).
Aos dois primeiros colocados por categoria, será oferecido troféu especial. Os demais receberão certificado de participação e os premiados ganharão diploma.

Cartaz: Divulgação/SDR
Esta edição do Concurso Regional, de acordo com o regulamento, tem como objetivos difundir as qualidades do mel, com base nas análises sensoriais; apoiar o associativismo como meio de união, progresso e desenvolvimento dos apicultores e da apicultura; divulgar as propriedades do mel, visando ao aumento do consumo; oportunizar aos apicultores a apresentação da qualidade do seu produto; despertar na população a consciência pela preservação das florestas e demais recursos naturais; popularizar os produtos provenientes da abelha melífera; e estimular a apicultura racional e científica.
Conheça a programação
Às 9h30min, está programada a abertura do evento; às 10h, palestra sobre o tema “Mel e Geração de Renda”, com o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Maciel; ao meio-dia, almoço por adesão, ao preço de R$ 15,00; às 13h30min, o IV Concurso Regional de Qualidade do Mel; às 14h30min, palestra sobre “Mortandade de Abelhas”, com o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Geferson Fischer; e, às 16h30min, a premiação e o encerramento.
Dos 953 apicultores da região, Pelotas sedia 330. A produção no Município é de 44.780 quilos de mel por ano, enquanto a regional gira em torno de 303 toneladas para abastecimento do mercado local e comercialização de parte em outros estados.