Nova sede, no antigo Hospital Cruz de Prata, possibilitará a duplicação dos atendimentos

Centro de Atendimento ao Autista funciona em novo endereço

Nova sede, no antigo Hospital Cruz de Prata, possibilitará a duplicação dos atendimentos
Por Autor desconhecido 12-03-2018 | 16:12:27
Tags: Centro de Atendimento ao Autista , novo endereço , Transtornos do Espectro Autista (TEA)

      Em uma das salas de aula do novo Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, o pequeno Murilo, de seis anos, ouve atentamente as instruções da professora. Para ele, o simples ato de jogar a bola é um desafio. A cada acerto, a alegria toma conta do menino, que participa de atividades de estimulação sensorial e psicomotora desde os 3 anos. O pai, o administrador Lourenço Guimarães, conta que o atendimento no Centro é fundamental, pois o filho ainda não desenvolveu a fala.

Fotos: Marcel Ávila
"É uma pequena conquista por dia. Para os pais também, porque vamos descobrindo acesso a recursos e direitos que não conhecíamos. O Murilo vai para a escola regular no ano que vem e precisa estar preparado. A aquisição desta sede, com tantas salas e profissionais, simboliza a importância que o Município dá para a causa", analisou.

     Esta segunda-feira (12) marcou o reinício das aulas do Centro, em novo endereço: o antigo hospital Cruz de Prata (rua General Argolo, 1801). O prédio, locado para o Município, possui área de 1,2 mil metros quadrados, cerca de 30 salas de aula, 20 banheiros individuais, biblioteca, miniauditório, e salas dos professores e de espera para mães, pais ou responsáveis.       

      A mudança possibilitará a duplicação da capacidade de alunos: de 303 atendidos atualmente - com idade entre um ano e meio e 35 - para 600 em até dois anos. O contingente de profissionais também deverá dobrar: de trinta, passará a 60 pessoas.

"Nosso crescimento será gradual. O objetivo é atender a lista de espera, que chega a 250 pessoas. Recebemos, a cada semana, quatro novas inscrições", explicou a diretora do Centro, Débora Jacks. 

     Na última semana, a equipe orientou diretores e educadores de 38 escolas da rede sobre atendimento a crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista (TEA). A frequência nas aulas do Centro é opcional aos alunos e às famílias. 

      Veja todas as fotos da nova sede no Flickr da Prefeitura.

Inauguração

      Apesar de já ter aberto as portas para os alunos, o Centro terá sua inauguração oficial em 2 de abril - Dia Mundial do Autismo -, mesma data em se que comemora quatro anos de existência. A festa será a partir das 15h, com bolo, parabéns e brinquedos do projeto Vida Ativa. 

Centro se tornou referência no RS

     Aberto em 2014, em uma casa alugada na rua Gonçalves Chaves, o local atendeu a 58 crianças e adultos com especto autista. Quase quatro anos depois, tornou-se referência de Pelotas e outros municípios do Estado. Há casos em que famílias se mudaram de suas cidades em busca de atendimento diário para os filhos.

      A instituição, mantida pela Prefeitura, oferece atividades pedagógicas, neurológicas e tecnológicas, entre elas arteterapia, psicomotricidade e sessões com psicopedagogo e fonoaudiólogo. Danilo Rolim de Moura, que dá nome ao Centro, foi um pediatra pelotense engajado na causa autista.

O que é autismo

      O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O TEA costuma ser identificado pelos médicos durante a primeira infância, mais especificamente na faixa etária compreendida entre 1 ano e meio e 3 anos.  

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeituradepelotas%2Fvideos%2F1412297005582109%2F&show_text=0&width=560" width="560" height="315" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allowFullScreen="true"></iframe>

Notícias Relacionadas

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

SME encerra Curso de Formação em Gestão

SME encerra Curso de Formação em Gestão