Central de Óbitos começa a funcionar amanhã (24)

Por Divulgação 23-09-2004 | 00:00:00
Tags:

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar (SMSBE), inicia amanhã (24) as atividades da Central de Óbitos. A Central de Pelotas será a primeira do interior do Estado e funcionará como reguladora dos serviços funerários no Município. Segundo o secretário de Governo, Ellemar Wojahn, a instalação do serviço representa um ganho à comunidade, que passará a contar com um serviço que prestará apoio em momentos difíceis. “Trabalhamos minuciosamente neste projeto para oferecer um serviço qualificado”, disse. O objetivo principal do serviço é o de evitar o agenciamento de óbitos, em que familiares venham a passar por situações de constrangimento no momento da escolha dos serviços funerários. A Central funcionará em prédio da Prefeitura, na rua Três de Maio, 1.068, com atendimento 24 horas. O processo de criação da Central foi desenvolvido pela Comissão de Serviços Funerários de Pelotas, integrada pela Prefeitura e por representantes das funerárias. O serviço disporá de uma equipe composta por seis assistentes sociais, um auxiliar de escritório, cinco oficiais administrativos e um estagiário, que receberam treinamento e estão devidamente capacitados. Segundo o secretário da Administração, Hilbert David, toda a rotina da Central poderá ser acompanhada através da Internet pelos hospitais e prestadores de serviço. A Empresa Municipal de Informática de Pelotas (Coinpel) é a responsável pelo desenvolvimento do sistema de operação. “Este modelo de acesso às informações, garantirá transparência e eficiência ao serviço”, disse. A partir de agora, todo falecimento ocorrido no Município deverá ser informado à Central de Óbitos, inclusive quando a morte ocorrer em residências. A Central prestará orientação necessária e fará o devido encaminhamento, mas é importante que a comunidade solicite o serviço. O funeral daqueles que a família julgar-se carente será realizado gratuitamente pela Prefeitura. Após, haverá avaliação sobre as reais condições da família solicitante. Contudo, por tratar-se de serviço público gratuito, a empresa será escolhida pelo sistema de rodízio. Da mesma forma, nos funerais bancados pelos familiares, o trabalho dar-se-á em sistema de rodízio. A primeira funerária, após prestar atendimento, passa ao final da lista e assim sucessivamente. Quando a solicitação familiar recair sobre a funerária específica, esta, após o atendimento, vai para o final da lista. Após a primeira semana de atuação, a SMSBE irá realizar uma avaliação sobre as atividades desenvolvidas pela Central de Óbitos. Posteriormente, serão realizadas avaliações periódicas. O Sistema de Serviços Funerários foi regulamentado em abril de 2001. Em abril do ano passado a Prefeitura promulgou o decreto nº 4.504, que estabelece o funcionamento da Central de Óbitos no município. Em outubro do mesmo ano, a Prefeitura regulamentou a instalação e funcionamento da Central, como integrante ao Sistema Funerário Municipal, previsto nas leis de abril e maio de 2001. A Central de Óbitos de Pelotas é semelhante ao modelo de Porto Alegre. No Município são registrados mensalmente uma média de 270 óbitos. A Central está preparada para suprir esta demanda. ESTRUTURA- Com o objetivo de minimizar o sofrimento dos familiares e envolvidos, é oferecido um ambiente amplo, claro e arejado. O serviço dispõe de sala de recepção e atendimento, de serviço social e coordenação, um banheiro e cozinha.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)