ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Administração e Recursos Humanos

Censo Funcional e Previdenciário deve ser respondido até o dia 30

Preenchimento é obrigatório para servidores municipais ativos e aposentados do Prevpel

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 15-04-2021 | 14:20:46

Os quase 11 mil servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, Sanep e Câmara de Vereadores têm até o dia 30 para responder ao primeiro Censo Funcional e Previdenciário de Pelotasde casa via internet. A plataforma é intuitiva. Nela, são encontrados os formulários e espaços para o envio de documentos. O acesso é com o mesmo login e senha utilizados para verificação do contracheque.

O Censo Previdenciário é uma exigência da legislação federal, e foi ampliado para atualizar e consolidar o banco de dados cadastrais dos servidores, desenvolvido para integração de sistemas e bases de dados e melhoria da qualidade dos dados dos segurados. Com o sistema, será facilitado o acesso à pasta do servidor, o que agilizará a concessão de aposentadorias e pensões. O conhecimento da realidade dos trabalhadores também ampliará a qualidade e produtividade no setor público. 

Importância do Censo é discutida com servidores

Desde fevereiro, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) vem realizando reuniões com representantes de secretarias indicados como articuladores e mediadores em dúvidas que possam surgir no preenchimento do formulário. Na quarta-feira (14), foi a vez das equipes diretivas da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). As 31 escolas de educação infantil e 61 de fundamental, das zonas urbana e rural, foram divididas em três grupos para reuniões on-line com cerca de 150 professores que compõem as equipes diretivas. De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Tavane Krause, nas reuniões foram apresentados o decreto, que institui e regulamenta o Censo e o sistema, passo a passo para a realização, e apontados os aspectos mais importantes. Ela pediu que aos participantes olhem com empatia e colaborem com os colegas que têm mais dificuldade de acesso.

Tavane diz que a base de dados funcionais dos servidores está desatualizada e é necessária a atualização para cumprir determinações legais, mas também para o poder público dispor de um cenário real do funcionalismo. “Esse trabalho permitirá o aprimoramento da ferramenta informatizada de gestão de pessoal”, afirma. "Além disso, a idade, o sexo, a quantidade de dependentes, os tempos anteriores de trabalho, o tempo no ente atual, entre outras informações impactam em resultados futuros de projeção atuarial”, conclui. 

Caso não respondam ao Censo dentro do prazo, os servidores aposentados e pensionistas terão o benefício suspenso. Para os da ativa, será considerada infração disciplinar por descumprimento de dever funcional, que será apurado por procedimento próprio. 

Recadastramento agiliza atendimentos

O recadastramento on-line é obrigatório e objetiva agilizar o processo e garantir ao servidor um atendimento mais qualificado e rápido. Na página, que deverá ser acessada com o mesmo login e senha utilizados para a emissão do contracheque (portal do servidor), o servidor deverá completar, corrigir e atualizar informações, além de anexar documentos.

Para quem precisar de ajuda

Cada usuário será responsável pela atualização do seu cadastro, mas tudo será supervisionado por uma equipe capacitada. Caso alguém tenha qualquer dificuldade, que não puder ser solucionada com o colega que passou pela capacitação, poderá entrar em contato com a equipe responsável pelo seu processo e terá todo o suporte remoto necessário. 

Aposentados, pensionistas e servidores do Prevpel: WhatsApp (53) 98459-9828 ou pelo e-mail prevpel.previdencia@pelotas.rs.gov.br

Servidores estatutários e celetistas da administração direta – WhatsApp (53) 99174-9840 ou pelo e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br

Servidores ativos do Sanep – WhatsApp (53) 98424-4270

Servidores da Câmara de Vereadores – em caso de dúvida, entrar em contato com a direção do Legislativo

Coordenação do processo

O processo é coordenado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), com o apoio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Sanep e Câmara de Vereadores. A plataforma foi desenvolvida pela Coinpel e a empresa terceirizada AVMB. O acesso é feito com o login e senha do Portal do Servidor. Quem não tiver deve solicitar aos responsáveis pelo Censo na sua unidade listados acima.

Tags

censo, prefeitura, servidores

Carregando 0%
Carregando 0%