
Catedral Metropolitana abriga história bicentenária
Entre as dezenas de lugares históricos do município contemplados no Dia do Patrimônio está a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula da arquidiocese de Pelotas. O local estará de portas abertas até domingo (19) e terá agentes do patrimônio para receber pelotenses e turistas interessados na memória e cultura concentradas no espaço .
Fotos: Gustavo Vara
“A nossa cidade começa por aqui”, explicou uma das agentes do patrimônio, responsável por guiar os visitantes. Localizada na Praça José Bonifácio, 15, a história da Catedral inicia com a construção da capela, em 1813. Hoje, integrando seu patrimônio material, estão os vitrôs que homenageiam as famílias envolvidas na construção da Catedral, obras do pintor italiano Aldo Locatelli, além de ladrilhos hidráulicos e o piso de madeira originários de 200 anos atrás.
No espaço, também encontram-se os túmulos de Dom Antônio Zattera e do segundo bispo de Pelotas, Dom Antônio Ferreira de Melo. A Catedral recebe os visitantes neste sábado, das 10h às 17h, e no domingo, das 12h30min às 17h.
Veja mais fotos do Dia do Patrimônio, nesta sexta, no Flickr da Prefeitura.