Na última semana apenas um caso novo foi confirmado

Casos de dengue em Pelotas mantem estabilidade

Na última semana apenas um caso novo foi confirmado
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 25-07-2025 | 11:11:33
Tags:

A dengue está estável em Pelotas. De acordo com o boletim mais recente do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Saúde, apenas um caso novo da doença foi confirmado, alcançando 46 registros no Município. Desde o início do ano, foram feitas 458 notificações. Desse total, 374 casos foram descartados e 38 ainda estão em investigação. Há registro de uma hospitalização por dengue na cidade. Não há óbitos pela doença.

As equipes alertam que o frio não afasta o perigo: o mosquito continua circulando. Seus ovos podem permanecer em locais secos por longos períodos e se desenvolvem assim que entram em contato com a água.

Conforme dados da SMS, o bairro Fragata concentra o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com 619 registros. Na sequência, aparecem os bairros Três Vendas, com 342 focos; Centro, com 149; Areal, com 135; Barragem, com 85; e São Gonçalo, com 57. O bairro com menor número de focos é o Laranjal, com apenas 50 focos do mosquito. 

Para evitar o agravamento da situação, as equipes da Vigilância Ambiental reforçam o apelo para que a população adote os cuidados necessários e contribua para impedir a proliferação do mosquito. Pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes devem ser removidos ou mantidos secos. Caixas d’água e tonéis devem estar bem tampados. Também é importante evitar o acúmulo de água parada em calhas e lajes, realizando a limpeza frequente para remover folhas e detritos que possam obstruir o escoamento. Vasos de plantas devem ter pratos com areia até a borda, e as lixeiras precisam estar bem fechadas e protegidas da chuva. Entulhos, restos de obras e potes de água e comida de animais domésticos devem ser mantidos em locais cobertos ou protegidos, para impedir o acúmulo de água.

Notícias Relacionadas

Nove UBSs funcionarão parcialmente na tarde desta sexta-feira

Nove UBSs funcionarão parcialmente na tarde desta sexta-feira

UBS levou serviços à população na Fenadoce

UBS levou serviços à população na Fenadoce

Prefeitura inicia curso em parceria com Fiocruz e Ministério da Saúde

Prefeitura inicia curso em parceria com Fiocruz e Ministério da Saúde

Retrate oferece curso de inclusão digital

Retrate oferece curso de inclusão digital