Atendimentos a mulheres na fila de espera do SUS iniciam-se terça-feira (28). É necessário aguardar contato da equipe para saber data e hora que a paciente deve ir até a unidade móvel

Carreta da Saúde recebe boas-vindas oficiais

Atendimentos a mulheres na fila de espera do SUS iniciam-se terça-feira (28). É necessário aguardar contato da equipe para saber data e hora que a paciente deve ir até a unidade móvel
Por Tânia Magalhães 24-10-2025 | 12:51:40
Tags: carreta da saúde , exames , outubro rosa

A Carreta da Saúde, modelo Agora Tem Especialistas, já está instalada no Largo de Portugal, junto à antiga Estação Ferroviária, onde passará 30 dias atendendo, em consulta e exames, casos relacionados à saúde da mulher. Na manhã desta sexta-feira (24), em solenidade, o prefeito Fernando Marroni, em nome do Município, juntamente com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, representando o ministro Alexandre Padilha, oficializou a chegada e presença da unidade móvel na cidade.

Carreta está na cidade - Fotos: Volmer Perez 
“A Carreta chega para fortalecer o Outubro Rosa. Sua vinda ao município é inédita no Rio Grande do Sul, é uma alegria para Pelotas. Equipe e equipamentos do Ministério da Saúde, do programa Agora Tem Especialistas, vão dar o suporte necessário e aguardado para zerar as filas de espera da saúde da mulher. Nossa cidade tem a agradecer. Foi contemplada no PAC, por exemplo, com a Policlínica e o Centro Especializado em Reabilitação tipo 4 (CER 4)”, pontuou o prefeito Fernando Marroni, ao manifestar boas-vindas às autoridades e público presente no ato de abertura da Carreta.

A unidade móvel do Ministério da Saúde conta com consultórios e salas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária e colposcopia. O atendimento será exclusivo para pacientes que estão na lista de espera do SUS em Pelotas e região. As mulheres devem aguardar contato da equipe para saber data e hora que serão atendidas. Na área externa da Carreta, haverá tendas onde poderão aguardar com conforto no dia marcado.

“Se Pelotas não conseguir vencer o tema do SUS, poucas cidades terão essa possibilidade.” A afirmação foi feita pelo prefeito Fernando Marroni, diante dos avanços do município na área da saúde, em iniciativas, projetos e programas que contemplam a população, expandem e qualificam os atendimentos, além de agregar parcerias.

O secretário do Ministério, Felipe Proenço, informou que 28 carretas da saúde circulam em todo o país. “Pelotas foi escolhida no Rio Grande do Sul por ser pioneira numa série de iniciativas, a exemplo do novo método para coleta de material para diagnóstico apuração de câncer de colo de útero, e pela capacidade que a cidade tem de organizar o sistema local de saúde”, afirmou.

Espaços contam com aparelhos - Fotos: Volmer Perez

A secretária municipal de Saúde, Ângela Moreira Vitória, manifestou a satisfação de ter o Ministério da Saúde próximo. “É a terceira vez que o secretário Felipe Proenço vem a Pelotas. Essa presença sempre sinaliza de forma positiva e abre horizontes. Seremos excelência em saúde”, frisou, destacando avanços na Atenção Primária, nas parcerias, na adesão a projetos e programas. “A Carreta atenderá a partir da fila do SUS. As mulheres que estão aguardando serão chamadas. A unidade oferece os exames e diagnósticos, reduz o tempo de espera. Sistema é de alta qualidade.”

Representando o Legislativo, o vereador Rafael Amaral destacou que o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde é diferenciado no país. “Avançamos muito e saúde se faz com trabalho”, salientou, citando a Carreta como exemplo.

A possibilidade da “segunda consulta”, segundo o secretário Proenço, “era um sonho do presidente. A segunda consulta é o gargalo, é a especializada e foi consolidada por Lei. Agora Tem Especialistas.” A Carreta, reduzindo as filas para exames e diagnósticos, diminui o tempo de espera para acesso à atenção especializada. Há três áreas atendidas pelas carretas no país – tomografias, oftalmologia e saúde da mulher.

A Secretaria Municipal de Saúde, simultaneamente ao trabalho da Carreta, continuará encaminhando fluxo de pacientes para exames da saúde da mulher. Esse processo não terá interrupções.

Entre os presentes, a superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Maria Celeste Silva, a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária Geral de Governo, Miriam Marroni, a secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, os vereadores Ivan Duarte e Ronaldo Quadrado, a reitora da Universidade Federal, Úrsula Rosa da Silva, a diretora do curso de Medicina da UFPel, Julieta Fripp, a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Bernadete Lovatel, representantes de hospitais e de entidades, secretários de Saúde da região e outros.

Notícias Relacionadas

Números de casos de dengue em Pelotas estão estabilizados

Números de casos de dengue em Pelotas estão estabilizados

Mirage Circus abraça campanha de vacinação em Pelotas

Mirage Circus abraça campanha de vacinação em Pelotas

Confirmado novo surto de meningite

Confirmado novo surto de meningite

Carreta da Saúde chega a Pelotas para reforçar o Outubro Rosa

Carreta da Saúde chega a Pelotas para reforçar o Outubro Rosa