Capta inicia curso de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
O Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem (Capta) iniciou hoje (07), no Hotel Manta, a sétima edição do curso “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. A formação é financiada pelo MEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), e se estende até a próxima sexta-feira (11), com duração de 40 horas. O público-alvo são gestores e professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais. Na manhã de hoje, o treinamento iniciou com a palestra “Fundamentos legais e pedagógicos para a organização e oferta do AEE, com a doutora em Educação Adriana Leite Limaverde Gomes. À tarde, a palestrante discorreu sobre o tema: “Fundamentação Teórica da Deficiência Intelectual e como atender alunos com Deficiência Intelectual na Sala de Recursos e na sala de aula”. De acordo com as coordenadoras do Capta, Ingrid Cristine Rosa e Débora Jacks, o curso terá a participação de educadores dos 21 municípios de abrangência do Centro, sendo que Pelotas é município-polo. Também foram disponibilizadas vagas para professores de escolas estaduais e especiais. As coordenadoras ressaltam que esta é uma das principais políticas públicas destinadas à formação de educadores para atuarem em um sistema de ensino inclusivo, qualificando e capacitando profissionais. Segundo o secretário de Educação e Desporto, Ademar Ornel, é fundamental que os profissionais desta área recebam o melhor treinamento possível, dentro do objetivo do curso, que é o de trazer as técnicas para o Atendimento Educacional Especializado. Conforme o superintendente de Ensino, Cássio Furtado, durante este ano, a SMED tem feito uma série de cursos de formação continuada, tanto para professores da pré-escola, quanto para os educadores de séries/anos iniciais, finais e EJA. Para ele, este curso é uma maneira de fazer com que os profissionais da educação do Município, da área da Educação Inclusiva, que é uma área bastante desafiadora, tenham acesso às melhores técnicas, e assim possam tornar o seu trabalho cada vez mais qualificado. Furtado ressalta que a realização deste curso é resultado da determinação do secretário Ornel e das coordenadoras do Capta, Ingrid e Débora. Confira o cronograma da formação “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”: Dia 08 – Terça-feira – manhã Palestra: das 8h às 11h30 Tema: “As diferentes deficiências e as possibilidades de inclusão na Escola” Palestrante: Doutor em Genética Gilberto de Lima Garcias Dia 08 – Terça-feira – tarde Palestra: das 13h30 às 14h Tema: “AEE para o aluno com baixa visão e cegueira”. Palestrante: Especialista em Educação pré-escolar, pós-graduada em Educação na área da Deficiência Visual e especialista em AEE, Silvia Rejane Damian Corrêa Oficinas: das 14h às 17h30 Tema: “Orientação e Mobilidade”. Oficineiro: Especialista em Educação, Corpo e Qualidade de Vida, Rafael Barbosa Porcellis da Silva Tema: “Baixa visão – Avaliação Funcional”. Oficineira: Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com Capacitação em AEE e Deficiência Visual, Simone Peverada Triantafilu Oficineira: Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com Capacitação em Deficiência Visual, Angela Brum dos Santos Tema: “Recursos Pedagógicos para Deficiência Visual”. Oficineira: Especialista em Educação, com Capacitação em Deficiência Visual, Renata Barbosa Porcellis da Silva Dia 09 – Quarta-feira – manhã Palestra: das 8h às 9h Tema: “Atendimento Educacional Especializado”. Palestrante: Psicopedagoga e Especialista em AEE, com Capacitação em Educação Especial e Deficiência Mental, Débora Schuck Jacks Mesa Redonda: das 9h às 12h Tema: “Relato das experiências das professoras Especialistas em AEE”. Dia 09 – Quarta-feira – tarde Palestra: das 13h30 às 14h30 Tema: “Recursos de Tecnologia Assistiva: Aspectos Pedagógicos na escolha e no uso destes recursos”. Palestrante: Terapeuta Ocupacional, Mestranda em Reabilitação em Inclusão com Formação em Hemiplegia – Conceito Bobath, Carolina Py de Castro Oficina: das 14h30 às 17h30 Tema: “Confecção e uso dos recursos de tecnologia assistiva no contexto escolar”. Oficineira: Terapeuta Ocupacional, Mestranda em Reabilitação em Inclusão com Formação em Hemiplegia – Conceito Bobath, Carolina Py de Castro Dia 10 – Quinta-feira – manhã Palestra: das 8h às 9h30 Tema: “Esclarecimentos aos gestores e educadores sobre a continuidade das ações do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - SECADI/MEC dentro dos novos objetivos propostos”. Palestrante: Pedagoga, Especialista na Educação de Surdos, Carmen Silvia Lenzi Questionamentos: das 9h30 às 10h Intervalo: das 10h às 10h15 Exibição do Filme “Como Estrelas na Terra” Duração: das 10h15 às 11h30 Questionamentos: das 11h30 às 12h. Dia 10 – Quinta-feira – tarde Palestra: das 13h30 às 17h30 Tema (1): “Acesso à acessibilidade: Trilhas a percorrer” Tema (2): Art.1º “A inclusão é um direito humano” e Art.2º “Revogam-se as disposições em contrário”. Palestrante: Psicólogo, mestre em Educação, doutor em Psicologia, Paulo Kroeff Dia 11 – Sexta-feira – manhã Palestra: das 8h às 12h Tema: “Inclusão de alunos com transtornos globais do desenvolvimento - processo de escolarização e o Atendimento Educacional Especializado”. Palestrante: Especialista em Educação Inclusiva e Neurociência, Adriana Helena Bueno Vieira Dia 11 – Sexta-feira – tarde Palestra: das 13h30 às 17h30 Tema: “Subsídios para a promoção de estratégias no atendimento de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento”. Palestrante: Especialista em Educação Inclusiva e Neurociência, Adriana Helena Bueno Vieira.