Bolsa família atinge 23 mil benefícios
A equipe do Programa Bolsa Família, desenvolvido em Pelotas através da Secretaria Municipal de Cidadania, SMC, está revisando todos os problemas detectados durante a renovação dos cadastros com as famílias que são beneficiadas pelo Bolsa Família. A tarefa é comparar os dados atuais com os anteriores para corrigir distorções e incluir, prioritariamente, aquelas pessoas mais necessitadas.
Conforme o coordenador do Programa, Washington Daniel, quando a atual administração assumiu 10 mil benefícios do bolsa eram distribuídos em Pelotas, num total de R$ 870 mil. Hoje este valor chega a R$ 1 milhão e 59 mil, distribuindo 22.967 benefícios. “Em termos de captação de recursos neste programa só perdemos para Porto Alegre, que tem cerca de 1 milhão de habitantes e recebe cerca de R$ 2 milhões”, enfatiza Daniel ao projetar para breve o acréscimo do teto destes benefícios em mais R$ 300 mil.
Comparações já apuradas nos dados indicam uma baixa no número de domicílios, passando dos 34 mil anteriores para 29 mil. “A diminuição do número de pessoas cadastradas, de 113 mil para 103 mil, se deve a eliminação das duplicidades de cadastros já identificados no último recadastramento”, observa o coordenador.
Segundo ele, como o prazo para envio dos dados, concedido pelo Governo Federal, expira nesta sexta-feira(31) e a Secretaria já concluiu esta etapa, a tarefa agora é resolver todos os problemas identificados com a renovação dos cadastros. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social o maior número de rejeição dos cadastros se dá em função da declaração da renda por indivíduo ficar acima do exigido, R$ 100,00, seguido da multiduplicidade de cadastros ou de cartões.
Daniel acredita que em maio a Secretaria já terá os dados reais para identificar o número de famílias a serem atendidas pelo programa. Para ele, a qualificação dos servidores que atuam no programa, aquisição de equipamentos e moralização foram os fatores para a melhoria do sistema. “Em um ano de trabalho, não chegou a 30 o número de novos cadastros, só foram atendidas exigências do Ministério Público em função de necessidades urgentes de determinadas famílias. Ficamos só revisando os cadastros e identificando os problemas para eliminar distorções”, disse.