
Baronesa concentra ações no Dia Mundial do Meio Ambiente
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) concluiu a programação local do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Durante a tarde, a partir das 13h30min, diversas atividades serão desenvolvidas no Parque da Baronesa, que estará com os portões abertos para receber a comunidade, oferecendo oportunidade para que conheça e participe de iniciativas de educação, diversão e entretenimento. O Museu receberá visitação.

Foto: Divulgação
Diversão às crianças e trilha ecológica
Das 14 às 17h, equipe do projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), estará na Baronesa com brinquedos infláveis para diversão do público infantil e aulão de ritmos, para todas as idades. Instituições educacionais, como a Faculdade Anhanguera e as universidades Federal e Católica também estão inseridas na programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Anhanguera participará com exposição, a partir das 13h30min, apresentada pelo coordenador do projeto Animais Peçonhentos, professor Fabrício da Silva. A UFPel, através do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurfs) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), oferecerá passeio em trilha ecológica, com monitoramento de animais dessa natureza, com acompanhamento do biólogo Marco Antônio Afonso Coimbra e do ecólogo Giancarlo Madruga Benites.
Monitoramento de chuva no interior
Às 13h30min, grupo de pesquisas em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas estará presente no Dia Mundial do Meio Ambiente com apresentação de atividades desenvolvidas para monitoramento de chuva e vazão na zona rural de Pelotas. Os participantes mostrarão para as crianças pluviômetros confeccionados com garrafas pet.
A equipe será integrada pelos professores Tâmara Leitzke Caldeira, Samuel Beskow e Lessandro Coll Faria; pela graduação em Engenharia Hídrica, Zandra Almeida da Cunha e Marcelle Martins Vargas; pós-graduação em Recursos Hídricos, Maíra Martin de Moura, Alice Alonzo Steinmetz, Jéssica Fernanda Ogassawara e Tamiris Araújo Duarte Castro; e pela graduação em Engenharia Civil, Maria Paula Feitosa Tormam e Túlio de Oliveira dos Santos.
Orientação sobre parasitose em animais
A pós-doutoranda no Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres, do programa de Pós-Graduação em Parasitologia, bióloga Carolina Silveira Mascarenhas, apresentará banner e prestará informações e orientação à comunidade sobre uma parasitose (dioctofimose) que acomete cães, gatos e animais silvestres da região.
A bióloga do programa Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Spaf), da UFPel/Embrapa, Daniela Pimentel Rodriguez, fará um relato das suas atividades realizadas ao controle biológico de doenças e de plantas daninhas. O Departamento de Educação Ambiental da SQA estará recebendo lixo eletrônico em troca de mudas de plantas.
Sanep e Embrapa com atividades lúdicas
O Sanep, através do Núcleo de Educação Ambiental (Neas), promoverá atividades lúdicas para despertar o interesse da comunidade, principalmente das crianças, sobre o meio ambiente. A Embrapa também vai apresentar programação dessa natureza.
A programação do Dia Mundial do Meio Ambiente está sujeita a outras participações.