Dia 5 de junho, os portões do Parque estarão abertos para a comunidade desfrutar da programação

Baronesa concentra ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho, os portões do Parque estarão abertos para a comunidade desfrutar da programação
Por Tânia Magalhães 24-05-2018 | 09:28:42
Tags: dia do meio ambiente , programação , baronesa , 5 de junho

      A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) concluiu a programação local do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Durante a tarde, a partir das 13h30min, diversas atividades serão desenvolvidas no Parque da Baronesa, que estará com os portões abertos para receber a comunidade, oferecendo oportunidade para que conheça e participe de iniciativas de educação, diversão e entretenimento. O Museu receberá visitação.

Foto: Divulgação

Diversão às crianças e trilha ecológica

      Das 14 às 17h, equipe do projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), estará na Baronesa com brinquedos infláveis para diversão do público infantil e aulão de ritmos, para todas as idades. Instituições educacionais, como a Faculdade Anhanguera e as universidades Federal e Católica também estão inseridas na programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

      A Anhanguera participará com exposição, a partir das 13h30min, apresentada pelo coordenador do projeto Animais Peçonhentos, professor Fabrício da Silva. A UFPel, através do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurfs) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), oferecerá passeio em trilha ecológica, com monitoramento de animais dessa natureza, com acompanhamento do biólogo Marco Antônio Afonso Coimbra e do ecólogo Giancarlo Madruga Benites.

Monitoramento de chuva no interior

      Às 13h30min, grupo de pesquisas em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas estará presente no Dia Mundial do Meio Ambiente com apresentação de atividades desenvolvidas para monitoramento de chuva e vazão na zona rural de Pelotas. Os participantes mostrarão para as crianças pluviômetros confeccionados com garrafas pet. 

      A equipe será integrada pelos professores Tâmara Leitzke Caldeira, Samuel Beskow e Lessandro Coll Faria; pela graduação em Engenharia Hídrica, Zandra Almeida da Cunha e Marcelle Martins Vargas; pós-graduação em Recursos Hídricos, Maíra Martin de Moura, Alice Alonzo Steinmetz, Jéssica Fernanda Ogassawara e Tamiris Araújo Duarte Castro; e pela graduação em Engenharia Civil, Maria Paula Feitosa Tormam e Túlio de Oliveira dos Santos.

Orientação sobre parasitose em animais

      A pós-doutoranda no Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres, do programa de Pós-Graduação em Parasitologia, bióloga Carolina Silveira Mascarenhas, apresentará banner e prestará informações e orientação à comunidade sobre uma parasitose (dioctofimose) que acomete cães, gatos e animais silvestres da região.

      A bióloga do programa Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Spaf), da UFPel/Embrapa, Daniela Pimentel Rodriguez, fará um relato das suas atividades realizadas ao controle biológico de doenças e de plantas daninhas. O Departamento de Educação Ambiental da SQA estará recebendo lixo eletrônico em troca de mudas de plantas.

Sanep e Embrapa com atividades lúdicas

      O Sanep, através do Núcleo de Educação Ambiental (Neas), promoverá atividades lúdicas para despertar o interesse da comunidade, principalmente das crianças, sobre o meio ambiente. A Embrapa também vai apresentar programação dessa natureza.

      A programação do Dia Mundial do Meio Ambiente está sujeita a outras participações.  

Notícias Relacionadas

SQA promove 4ª reunião do Voluntariado Ambiental

SQA promove 4ª reunião do Voluntariado Ambiental

Prefeitura abre cadastro para novos protetores de animais

Prefeitura abre cadastro para novos protetores de animais

Prefeitura e Patram atuam em fiscalização no Fragata

Prefeitura e Patram atuam em fiscalização no Fragata

Pelotas planta mais de mil árvores e doa 3,1 mil mudas em 2025

Pelotas planta mais de mil árvores e doa 3,1 mil mudas em 2025