Banco Mundial aprova Pelotas Pólo do Sul
O projeto Pelotas Pólo do Sul está aprovado pelo Banco Mundial, em Washington (EUA). A notícia chegou ao prefeito Fetter Júnior na noite desta quinta-feira, por intermédio de contato feito pela gerente do projeto pelo Banco Mundial, no Brasil, Jennifer Sara, e finaliza uma fase importante para Pelotas. Agora falta muito pouco para que o Município invista os R$ 70 milhões que irão mudar a paisagem urbana e rural da Princesa do Sul, transformando-a em um canteiro de obras. “Depois de 30 meses de intenso trabalho, finalmente estamos perto de receber os recursos que irão projetar a Pelotas do século XXI”, comemorou o prefeito.
Estruturado em três eixos, o projeto Pelotas Pólo do Sul vai gerar desenvolvimento institucional, trabalho, renda e qualificação territorial. Para Fetter Júnior a notícia foi a comprovação de que o trabalho organizado e comprometido da equipe da Prefeitura de Pelotas rendeu bons frutos. “Agora só falta a aprovação do projeto de lei pela Câmara de Vereadores de Pelotas para que os últimos documentos sejam enviados a Brasília e o processo concluído. Estamos confiantes de que o Município sofrerá uma transformação ao longo dos próximos cinco anos”, afirmou. O legislativo aprovou o projeto quinta-feira, em primeira votação, e na quarta-feira faz a segunda votação da matéria.
Segundo o coordenador da Unidade Gestora de Projetos de Pelotas, Jair Seidel, assim que o projeto de lei municipal, que autoriza a Prefeitura a contratar o financiamento, for aprovado na Câmara, os documentos restantes para a conclusão do processo serão remetidos aos Ministérios do Planejamento e da Fazenda em Brasília. O último passo será a aprovação no Congresso Nacional e a assinatura do contrato com o Banco Mundial.
A equipe da UGP já concluiu o cronograma de investimentos para os dois primeiros anos e entra agora na fase de preparação dos editais para o processo licitatório. A expectativa é que de as licitações possam começar no início do segundo semestre deste ano.
Unidade Gestora de Projetos
O projeto de Pelotas contou com um apoio diferenciado para sua conclusão em tempo hábil e para o atendimento de todas as exigências da instituição financeira. A Unidade Gestora de Projetos, criada para assessorar a formatação do Pelotas Pólo do Sul, continua trabalhando na busca de novas oportunidades financeiras para a cidade. Para Seidel, buscar dinheiro do exterior ou financiamentos especiais depende de conhecimentos específicos e qualidade técnica. O grupo da UGP é composto por técnicos das áreas econômico-financeira, ambiental, social, de engenharia, arquitetura e jurídica e permanece reunido para assessoras as secretarias municipais na formatação de projetos de diversas áreas, inclusive para conseguir recursos do PAC.
Pelotas Pólo do Sul
O projeto Pelotas Pólo do Sul tem como objetivo melhorar a eficiência e a eficácia da administração pública do município, ampliar oportunidades de trabalho e geração de renda, além de disponibilizar uma melhor infra-estrutura urbana e rural, com equilíbrio do meio-ambiente. Entre as principais ações estão a capacitação do quadro funcional, aquisição do Centro Administrativo, compra de veículos e equipamentos, plano de gestão e drenagem, eficientização energética, fortalecimento do micronegócio e ampliação do camelódromo. O projeto prevê ainda a construção de uma central de beneficiamento de produtos agrícolas, o Parque Tecnológico, pavimentação, recuperação e sinalização de vias, prolongamento e qualificação de avenidas, manutenção de estradas rurais, construção e reforma de pontes e qualificação da orla do Laranjal. Para completar a transformação da cidade serão feitas obras de revitalização do Parque Dom Antônio Zattera e Praça Cipriano Barcelos, requalificação do calçadão, qualificação da Rua Lobo da Costa, ampliação do sistema de tratamento de esgoto e ampliação do sistema de água tratada.
Notícias Relacionadas
Nenhuma notícia relacionada disponível.