Banco do Brasil quer participar da Sala do Exportador

Por Divulgação 19-05-2009 | 00:00:00
Tags:


A exemplo das instalações da Sala do Exportador em Porto Alegre, uma iniciativa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), a unidade de Pelotas deverá contar com o suporte do Banco do Brasil. O interesse de participar do projeto foi informado, pelo novo superintendente negocial da Gerência Regional de Varejo Pelotas da instituição, Marcos Ticianeli, no final da tarde de ontem (18), ao prefeito Adolfo Antonio Fetter.

Nomeado há duas semanas, o executivo do BB referiu-se à participação do banco como um “centro de negócios, principalmente destinado à agroindústria”. “Queremos fornecer recursos materiais e aporte de conhecimento”, afirma Ticianeli. Advogando um programa contínuo e a participação de entidades parceiras, como o Sebrae, o superintendente disse ao prefeito que, em breve, vai endereçar ao gabinete uma minuta para apreciação do Executivo.

Fetter defendeu o pronto restabelecimento da vocação exportadora do município de todos os setores: “Pelotas nasceu como centro comercial fortíssimo do charque, fornecendo inclusive para Cuba. Com o tempo, ao focar as vendas de carne e arroz no mercado interno, a exportação perdeu força”, contextualiza o prefeito.

Ao encontro da análise sobre a necessidade de fomentar a atividade, sobretudo diante do cenário macroeconômico de crise econômico-financeira, Ticianeli enfatiza a urgência do aumento de linhas de financiamento para o fornecedor do produto. “Dentro e fora da porteira”, resume o superintendente. Em razão da natureza da operação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comandada por Carlos Mário Santos, conduzirá todo o trâmite necessário.


Conheça o projeto do Governo do estado

A administração municipal decidiu, há dez dias, instituir mais uma ação de combate à crise que beneficiará não somente Pelotas, mas toda a Metade Sul. No gabinete do Paço Municipal, o prefeito e o secretário estadual adjunto do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, assinaram o convênio para implantação da Sala do Exportador na cidade.

Em funcionamento na capital há cinco anos, o programa consistirá num centro de informações gratuitas para empreendedores da Zona Sul que queiram ingressar no mercado internacional. A infra-estrutura física, única no País, dispõe do programa Exporta Fácil e de atendimento dos Correios e Telégrafos e do Banco do Brasil, bem como suporte dos despachantes aduaneiros.

Para o prefeito Fetter, um dos grandes benefícios aos empresários de todos os portes, desde o micro até a corporação, será a eliminação do dispêndio com viagens para Porto Alegre. Pelos termos do protocolo, a Prefeitura de Pelotas vai entrar com a infra-estrutura e o Governo do Estado com o know how técnico, fornecendo treinamento e consultoria sistemáticos aos funcionários da administração municipal. O local ainda está sendo definido pela equipe da SDE.

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada disponível.