ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Bairro Empreendedor conclui primeira etapa de capacitação de jovens

Em parceria com o Senac, 24 estudantes da Colônia de Pescadores Z3 e região das praias do Laranjal finalizaram o curso de Lógica de Programação, oferecido pelo Município

Por César Soares 05-07-2022 | 10:51:31

A primeira de três etapas organizadas em trilhas de capacitações em Tecnologia da Informação, oferecidas pelo programa Bairro Empreendedor, da Prefeitura de Pelotas, foi concluída nessa segunda-feira (4). A prefeita Paula Mascarenhas entregou o certificado aos 24 jovens que finalizaram a fase e se encaminham para as próximas etapas.

A capacitação, iniciada em abril deste ano, é oportunizada pelo programa Bairro Empreendedor, em um dos eixos que busca fortalecer o empreendedorismo local a partir de uma aposta no futuro, com a preparação da comunidade jovem. Segundo a prefeita, esse curso reúne a tradição da cidade no empreendedorismo com a inovação. 

Conclusão da primeira etapa de capacitação. Fotos: Michel Corvello.

"Estou muito feliz em acompanhar esse momento, estamos aqui olhando para o futuro. O Bairro Empreendedor nos aproximou da juventude dos bairros e o papel do Poder Público é esse: estimular e criar oportunidades para esses jovens, unindo todas as pontas. Estamos levando formação técnica e aproximando vocês deste mercado que não tem limites de crescimento", falou Paula aos jovens.

O curso é realizado em parceria com a Faculdade Senac por meio do Programa RS TI, criado pelo Senac-RS, que busca capacitar pessoas para atuarem na área da Tecnologia da Informação, com objetivo de desenvolver habilidades técnicas necessárias para atuação como desenvolvedores de softwares. 

"Essa iniciativa, desde o começo, foi pensada de forma conjunta, através do Bairro Empreendedor. Assim, a agente conseguiu unir esses projetos, trabalhando nosso setor pedagógico para um projeto específico para esse público. Convidamos também dois empresários da área da Tecnologia, que são nossos parceiros, para estarem observando esses meninos e meninas ao longo dessa capacitação", detalhou a diretora da Faculdade Senac em Pelotas, Mariângela Iturriet. 

Expectativa de crescimento

O primeiro estudante a receber o certificado de conclusão do curso de Lógica de Programação foi o Bruno Bilhalva Bica, de 17 anos, que vê a oportunidade de qualificar o currículo. "Esse aprendizado vai agregar muito no nosso conhecimento e isso aumenta as chances de abrir novas porta para gente, principalmente agora, após esse período de pandemia, com novos trabalhos", projetou o estudante.    

Município abre espaço para aprimoramento

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, salientou a efetiva participação e o interesse do grupo de jovens ao falar da importância da permanência e continuidade em todas as etapas do curso, e anunciou oportunidades de aprimoramento para os estudantes. "Ao conversar, recentemente, com o diretor presidente da Coinpel, Leandro Félix, que é a Companhia de Informática do Município, e ao final desta trilha, duas vagas de estágio remunerado serão disponibilizadas a dois jovens. O processo de seleção vai ser definido ainda", informou Bazanella.

Também prestigiaram a cerimônia, a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a coordenador do programa Bairro Empreendedor, Direne Rocha, a coordenadora pedagógica da Faculdade de Tecnologia do Senac, Lidiane Irdes, e o diretor executivo da Sdeti, Diego Knorr, além de membros da equipe do programa representando as secretarias de Habitação e de Assistência Social, e os empresários Ângelo Luz e Gustavo Dias.

Tags

Bairro Empreendedor, capacitação, jovens, tecnologia da informação, Prefeitura de Pelotas, Senac

Carregando 0%