
Avenida Visconde da Graça garante acesso de qualidade à cidade
A avenida Visconde da Graça, uma das vias mais importantes do bairro Simões Lopes, acaba de ser revitalizada em toda a extensão – 820 metros. Nesta quarta-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas vistoriou as obras, conversou com moradores, e destacou a avenida como alternativa de acolhimento do trânsito com destino ou proveniente da BR-392. As melhorias foram executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop), com participação do Sanep.
Prefeita vistoriou obras, conversou com moradores e destacou a via como alternativa a várias rotas – Fotos: Gustavo Vara
"A avenida Visconde da Graça estava em más condições de trafegabilidade, e com a recuperação, que refez o pavimento, agora há uma opção de mobilidade muito importante, que liga a entrada sul de Pelotas com o coração do bairro Fragata, passando pelo Simões Lopes", enfatizou a prefeita.
Obras em 820 metros
A avenida Visconde da Graça está localizada entre a rua Doutor Frederico Bastos e a rotatória de encontro das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça – acesso sul à cidade -, recentemente requalificada. A via é pavimentada com blocos intertravados de concreto, modelo unistein, com 9,5 metros de largura.
As obras se concentraram em trechos alternados, em toda a extensão de 820 metros, onde o pavimento apresentava-se danificado, prejudicando o trânsito, inclusive do transporte coletivo.
Aprovação da comunidade
Arlei Guilherme de Moraes, morador da Visconde da Graça, aproveitou a presença da prefeita para agradecer pela recuperação do pavimento e do entorno, bem como solicitar uma placa a fim de resolver o problema de descarte irregular de resíduos e objetos no local. Segundo ela, o lixo é jogado em espaço próximo da rótula com a avenida Saturnino de Brito.
"A rua ficou show, assim como as melhorias na volta, na entrada da cidade aqui perto, que 'tá' muito bonito. Para resolver essa questão do lixo, uma sinalização proibindo já ajudaria", elogiou e, ao mesmo tempo, sugeriu Arlei.
A possibilidade de colocação da placa "Proibido colocar lixo" deverá ser providenciada pela Smop e Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), conforme encaminhamento de Paula Mascarenhas.
Via alternativa de acesso
“As obras na Visconde da Graça, na sequência das intervenções realizadas na rua Doutor Frederico Bastos, possibilitaram qualificar um traçado viário alternativo de acesso à cidade, por veículos provenientes da BR-392. Com conforto e segurança, chega-se ao bairro Fragata, evitando-se a entrada no Centro”, pondera o secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada.
Requalificação, na sequência das intervenções na Dr. Frederico Bastos, permitiu um traçado viário novo – Fotos: Gustavo Vara
O trabalho na Visconde da Graça foi executado pela empresa CH da Costa e Cia Ltda, com supervisão da Smop. O primeiro passo foi a remoção dos blocos e base existentes, nos pontos danificados, para colocação de nova base, unidades de concreto e compactação. O local mais crítico, com cerca de 70 metros de extensão, nas proximidades da rotatória da avenida Viscondessa da Graça, demandou escavações em toda a área, para retirada de material impróprio (barro, borrachudo), para a devida substituição.
Os blocos removidos nas obras foram – cerca de 50% – reaproveitados no próprio local. Os trabalhadores classificaram as sobras que serão utilizadas como material de apoio em outras intervenções nas vias da cidade. Na revitalização da avenida, o Sanep atuou na otimização da drenagem pluvial das travessias.
Doutor Frederico Bastos
A rua Doutor Frederico Bastos, que liga as avenidas Duque de Caxias e Visconde da Graça, teve a pavimentação recuperada no ano passado. Com calçamento em blocos intertravados de concreto, o leito apresentava desníveis, ondulações e buracos que causavam prejuízos e desestabilizavam o trânsito.
A via acolhe o trânsito proveniente do Fragata, em direção ao bairro Simões Lopes ou à saída da cidade, e vice-versa. Revitalizada, ela se soma ao contexto viário qualificado do acesso sul à cidade. O Sanep participou com ações nas travessias pluviais, que, antigas e com material comprometido, ocasionavam aprofundamentos na pavimentação.