Atores globais visitam Theatro Sete de Abril

Por Divulgação 07-11-2002 | 00:00:00
Tags:

 A Os atores que participam em Pelotas das gravações da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, estiveram visitando, na noite da última terça-feira(5), o Theatro Sete de Abril a convite da secretária de Cultura, Renata Requião.  
O grupo, liderado pelo ator José de Abreu, rumou para o mais antigo teatro brasileiro em atividade, após a sessão na Câmara de Vereadores que outorgou ao ator o título de cidadão pelotense.  
Murilo Rosa, Samara Felipo e Antônio Pompeo foram os primeiros a chegar e apreciar o histórico prédio construído em 1831 por uma sociedade dramática particular, “Sociedade Scênica”. Na época a construção, projetada pelo engenheiro alemão Eduardo Kretschman, tinha como objetivo proporcionar ao maior número de famílias a possibilidade de apreciar os trabalhos do grupo.  
Amanda Lee, Werner Schunemann e Tarcísio Filho chegaram acompanhados de José de Abreu que demonstrava visivelmente a emoção com as homenagens da noite. O ator contou aos colegas a origem do nome do teatro que em âmbito nacional, pode ser interpretado como homenagem ao dia em que D. Pedro I abdicou do seu trono em favor de seu filho. Na instância local a homenagem cabe à data de instalação da vila.  
Em 1844, na Revolução Farroupilha, o Teatro foi requisitado por algum tempo para uso dos militares de Bento Gonçalves, o que interessou o grupo que grava a minissérie, que tem como pano de fundo os dez anos de duração da guerra dos Farrapos na ótica das mulheres da família de Bento Gonçalves. A secretária lembrou também que o Sete de Abril recebeu três visitas Imperiais: em 1846, o Imperador e a Imperatriz foram aclamados e a corte ceiou no salão do teatro durante o intervalo do primeiro e segundo atos, em 1865 o Imperador e a Princesa, foram aplaudidos e, em 1885, o Conde D'Eu e a Princesa Isabel compareceram a vários espetáculos.  
Como todas as pessoas que apreciam a arte os atores globais ficaram fascinados com o teatro que foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e a quarta no país.  
“É motivo de orgulho para nós, pelotenses, saber que companhias líricas, dramáticas, cômicas, de operetas e de zarzuelas, chegadas pelo porto de Rio Grande, apresentavam-se aqui sempre em primeira mão”, finaliza a secretária.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)