Atletas do QLNB passam por exames de faixa
Na quarta-feira (17), ocorreram os exames de faixas coloridas do projeto de taekwondo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), o Quem Luta Não Briga (QLNB). O exame foi oficialmente chancelado pela Federação Gaúcha de Taekwondo, garantindo o reconhecimento técnico e esportivo das graduações concedidas aos atletas, conforme as normas de cada modalidade. O evento integra o calendário oficial do QLNB e representou um importante momento de avaliação, no qual gera o reconhecimento técnico e valorização do percurso formativo dos alunos atendidos.
O Ginásio Municipal Karosso recebeu 105 atletas de três núcleos do projeto: o Karosso, Inova Guabiroba e do Complexo de Esporte, Saúde e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. A avaliação foi realizada a partir de uma série de testes práticos que envolviam cinco dimensões do taekwondo, o poomsae (formas), teste de 10 segundos de chutes (t10s kick), teste de precisão, kiokpa (quebramento de madeira) e o kiorugui (luta). Os exames priorizaram além do desempenho técnico, com olhar atento a aspectos como disciplina, controle emocional, respeito às regras e postura esportiva.
Imagem - Divulgação/Selj
A atividade reafirma o papel do projeto como instrumento de formação esportiva, social e cidadã, alinhado às diretrizes da Selj. Além do exame de faixas coloridas, ocorreu também a entrega oficial das faixas referentes ao exame de faixas pretas, feito no dia 14 de dezembro, outra ação que reforça a continuidade do processo formativo dentro do projeto.
O momento contou com a presença do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel, reforçando o apoio institucional da Prefeitura. A banca examinadora foi coordenada por Rossano Diniz, responsável técnico do QLNB, e teve como avaliadores Pablo Peres, Henrique Reis e Vinícius Rezende.