ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Dia do Patrimônio

Atividades do Dia do Patrimônio iniciam-se na sexta-feira

Bandeirolas espalhadas pelo Centro Histórico marcam o início da programação, que será em diferentes pontos da cidade nos dias 19, 20 e 21 de agosto

Por Micael Carvalho 15-08-2022 | 14:02:58

A Prefeitura de Pelotas divulgou, nesta segunda-feira (15), a programação do Dia do Patrimônio 2022. Diversas atrações, como feiras livres, oficinas, exposições e apresentações artísticas, integram o cronograma de atividades do evento, que será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto. Com o tema Vozes de Pelotas: o Patrimônio Linguístico, a edição deste ano busca ampliar o debate sobre as diferentes formas de pensar o desenvolvimento da língua, a partir de uma visão histórica e cultural.

Fotos: Michel Corvello

Os pelotenses que passam pelos casarões do Centro Histórico e de diversos outros prédios da cidade já podem perceber os preparativos para o evento. Distribuídas pelo município, as bandeirolas, como são chamadas, possuem um caráter festivo e sinalizam que as atividades se aproximam. A cor de cada uma possui um significado diferente, de acordo com a condição do imóvel ou área, a fim de provocar a curiosidade e a reflexão sobre o patrimônio.

Entenda a classificação das cores

- Bandeirola amarela – inventariado

- Bandeirola azul - tombamento municipal

- Bandeirola vermelha - tombamento estadual

- Bandeirola verde - tombamento federal

- Bandeirola verde clara - sinalização de espaços reconhecidos como patrimônio cultural

- Bandeirola azul clara - identificação de espaços onde ocorrem atividades

Circuito Pedagógico

Dentre as atrações, estão as visitações guiadas aos prédios históricos de Pelotas. A ação, intitulada como Circuito Pedagógico, é voltada a alunos das escolas públicas e privadas do município. Para participar, as unidades educacionais devem se inscrever até terça-feira (16), pelo e-mail diadopatrimonio.pelotas@gmail.com. As visitas serão sexta-feira (19), das 9 às 10h e das 14 às 15h.

Confira a programação completa

Tags

Dia do Patrimônio, Programação, Cronograma, Patrimônio Linguístico

Carregando 0%
Carregando 0%