Aplicativo Turismo Virtual é lançado durante a Feira do Livro
Turistas e pelotenses interessados pelo Conjunto Histórico da cidade podem contar, a partir de agora, com mais uma facilidade proporcionada pela tecnologia. O aplicativo mobile Turismo Virtual, desenvolvido pela empresa Dimensio – Design & Tecnologia em parceria com a Prefeitura e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi oficialmente lançado durante a 46ª Feira do Livro, na sexta-feira (16), com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que fez questão de entender em detalhes o funcionamento do software.
"O aplicativo apresenta mais uma forma de valorizar o que é nosso, além de divulgar Pelotas e atrair mais turistas para a nossa terra", destacou a chefe do Executivo no ato da lançamento.
Fotos: Gustavo Mansur
A diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Lisandra Cardoso, comentou o projeto. Para a equipe da pasta, a proposta do software que usa a realidade aumentada para visualizar em detalhes os prédios históricos, está completamente inserida no objetivo de atrair o público jovem para a pauta da preservação do patrimônio, pois conversa de diferentes maneiras com o tradicional e o tecnológico.
"O Turismo Virtual já é uma prática de muitos países, que estimulam a construção de miniaturas do prédios e suas representações virtuais. O projeto tem essa função de proporcionar a interação do público com o patrimônio da cidade", definiu a diretora.
A secretária de Governo, Clotilde Vitória, também acompanhou a atividade, assim como a coordenadora do Programa de Extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais da UCPel, Daniele Lockow.
Turismo Virtual em Pelotas
O sistema integra uma série de ações que vem sendo aplicadas no município pela Sdeti, a fim de qualificar o atendimento aos visitantes e captar o interesse dos jovens pelo patrimônio cultural e arquitetônico da cidade, principalmente após o reconhecimento de Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em maio deste ano.
A iniciativa de misturar o físico e o virtual das edificações, através da realidade aumentada com representações em 3D, veio da empresa Dimensio que já desenvolvia projetos na área que, após tomar conhecimento das atividades do Programa de Extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais da UCPel, fez a proposta ao órgão municipal. O resultado da parceria veio no final de outubro, com o lançamento do livro Turismo Virtual, onde dez prédios tombados são apresentados em detalhes. Em seguida, no início de novembro, os primeiros adesivos que permitem a interação do visitante com o aplicativo começaram a ser instalados pela cidade.
Como vai funcionar
O download do aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos Android, através da plataforma da Google Play Store. Para ter acesso aos jogos e imagens exclusivas das construções históricas, o usuário deve abrir o programa e posicionar o smartphone, por exemplo, em frente aos adesivos ou sob o livro para que o software faça a leitura. O livro pode ser adquirido - sem nenhum custo -, até domingo (18), no estande da Secretaria na Feira do Livro e, após isso, no Centro de Atenção ao Turista, na banca 75 do Mercado Central.
Até o momento nove edificações receberam os adesivos, sendo elas Mercado Central, Paço Municipal, Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório (onde está localizada a Secretaria de Cultura), Theatro Sete de Abril, Casa da Banha (na esquina das ruas Princesa Isabel e Félix da Cunha), Casarão da Família Assumpção, prédio do Mercosul (abriga o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas) e o da antiga Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula deve ser a próxima a receber as adesivagens.
Notícias Relacionadas

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar

Jesue Fonseca assume a Secretaria de Desenvolvimento Empreendedorismo e Inovação

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas