
Ambulatório de Saúde Mental Adulto atenderá em novo endereço
A partir de segunda-feira (29), pacientes do Ambulatório de Saúde Mental Adulto serão atendidos no novo endereço, à rua Gonçalves Chaves, 3.410, aberto às 13h para receber seu público específico com conforto e qualidade. O serviço é vinculado à Prefeitura e pertence à Rede de Atendimento Psicossocial (Raps) da Secretara Municipal de Saúde (SMS). Às 11h, haverá cerimônia de abertura oficial da nova sede.
Para lembrar, o Ambulatório de Saúde Mental Adulto ficou nove meses sem funcionar plenamente. Em dezembro de 2024, o imóvel alugado, ocupado pelo serviço, foi desocupado. Em janeiro deste ano, estabeleceu-se em duas salas, no Centro de Especialidades, atendendo situações mais urgentes e pontuais. A partir de segunda-feira, retomará seus protocolos normais.
De acordo com a Raps, o funcionamento do Ambulatório assegura a distribuição adequada do cuidado, evitando a sobrecarga dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O serviço tem, entre os objetivos principais, a garantia de atenção especializada e continuada às pessoas com transtornos mentais moderados, além de promover o cuidado em liberdade, com base nos princípios da desinstitucionalização e atenção psicossocial. O Ambulatório articula-se com os demais pontos da Raps, que são os Caps, as UBSs, a UPA, os hospitais, a assistência social e outros, e favorece o vínculo terapêutico, o protagonismo do usuário e o fortalecimento de sua rede de apoio.
O público-alvo é constituído por pessoas em sofrimento psíquico moderado, com diagnóstico de transtornos mentais que demandam atenção especializada, sem necessidade de cuidado intensivo e/ou acompanhamento diário. Casos leves são acompanhados pelas UBSs e os graves pelos Caps.