
Alunos da rede municipal recebem menção honrosa da Obmep
Treze alunos da rede municipal de ensino de Pelotas conquistaram menções honrosas pelo desempenho satisfatório na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2017. A cerimônia que premiou dez meninos e três meninas do município ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), dia 11 de setembro, e levou à cidade professores e estudantes contemplados com medalhas e certificados.
Alunos de Pelotas foram a Rio Grande receber as menções honrosas referentes à Obmep 2017. Fotos: Divulgação
Representando Pelotas, docentes, supervisoras da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e parte dos alunos vencedores fizeram-se presentes no evento. No ano passado, cerca de 210 mil alunos, de 39 municípios da região, participaram da 1ª fase da Olimpíada; aproximadamente 18 milhões em todo o Brasil.
Conheça os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que foram destaque nacional por suas notas nas provas da 13ª Obmep:
- Isabella Burchardt Ferreira (Emef Santa Teresinha)
- Bruno de Farias (Emef Santa Teresinha)
- Jean Caramão de Mattos (Emef Dr. Joaquim Assumpção)
- Marcelo Nunes Gonçalves (Emef João da Silva Silveira)
- Victor Leivas Rosa (Emef Olavo Bilac)
- Diego Almeida Corral (Colégio Municipal Pelotense)
- Gabriel Morales Viana (Colégio Municipal Pelotense)
- Maria Manoela de Moura Ruas (Colégio Municipal Pelotense)
- Rafael Ortiz de Tunes Pinto (Colégio Municipal Pelotense)
- Felipe Pegoraro Garcez (Emef Garibaldi)
- Nicolas Carrilho Homem (Emef Dr. Luiz Augusto de Assumpção)
- Rafael Soares Rodrigues (Emef Almirante Raphael Brusque)
- Shaiane Ucker (Emef Dom Francisco de Campos Barreto)
Obmep
A 14ª Olimpíada já está sendo executada no país. Em Pelotas, 214 alunos classificados para a segunda fase realizaram a prova no sábado (15), no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); a primeira fase ocorreu em junho.
A Obmep é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É dirigida a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de escolas municipais, estaduais, federais e privadas.
Divididos em três níveis, de acordo com a escolaridade, crianças e adolescentes participam de duas fases – com aplicação de prova objetiva e discursiva, respectivamente. Às escolas públicas são destinadas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas; a classificação é feita conforme desempenho na segunda fase da Olimpíada.